Portal do Agronegócio

18/01/2017
Mais atenção nos dias que antecedem a despesca

Mais atenção nos dias que antecedem a despesca
Na piscicultura, toda a atenção é necessária nos períodos de altas temperaturas, como as registradas nos últimos dias. No momento da despesca, por exemplo, é importante manter a boa qualidade da água por meio do monitoramento constante dos parâmetros que podem comprometer ambiência e o bem-estar animal, e potencializar a renovação de acordo com a necessidade de cada viveiro, como informa o engenheiro de pesca, Diogo Yamashiro.

“Os produtores precisam buscar alternativas que possibilitem melhor ambiência para o peixe, principalmente no momento da despesca, quando pode faltar oxigênio e aumentar os gases tóxicos, como o nitrito e a amônia. Por isso a orientação é de que os produtores tenham sal em estoque, para casos emergenciais, a fim de amenizar a toxidade destes gases e estimular defesa fisiológica dos peixes”, explicou Diogo.

Outro fator muito importante é o monitoramento do comportamento dos peixes no momento da alimentação. “Em muitos casos, por conta das altas temperaturas os peixes podem apresentar reações de que está com fome. Porém, os produtores precisam verificar se eles realmente estão comendo durante o arraçoamento e assim oferecer a quantidade correta de ração, pois a suplementação forçada neste período pode gerar mortalidades e ainda comprometer a qualidade de água”, orientou Diogo.

Também é importante que os produtores busquem informações e fiquem atentos as recomendações junto à equipe técnica da integração de peixe para que garantam melhores resultados de produção, ou simplesmente se previnam de possíveis ocorrências indesejáveis.

“Outro fator que tem gerado muita preocupação ao departamento é a ocorrência de frequentes quedas de energia em nossa região, portanto é necessário que os produtores mantenham seus geradores e alarmes em plenas condições para funcionamento a qualquer momento”, finalizou o engenheiro.