Portal do Agronegócio

27/04/2017
Orientações para a semeadura do trigo

Orientações para a semeadura do trigo
Os produtores que irão cultivar trigo nesta safra, já estão a campo com as máquinas fazendo a semeadura do cereal, alguns já realizaram o plantio da cultura que se encontra em fase de germinação.

Para os cooperados que ainda vão fazer a semeadura, a orientação do engenheiro agrônomo da Copacol, Saimom Sozo, é com relação à profundidade e densidade de sementes por metro, uma vez que é nesta fase que se aplica o maior custo de produção da cultura, que são a semente e o fertilizante.

O erro de profundidade pode causar uma desuniformidade de germinação, o que causa menos perfilhamento, e consequentemente uma maturação desigual, e este é um fator que possivelmente fará com que o produtor tenha que fazer a dessecação da planta no momento da colheita, aumentando ainda mais nos custos.

Já o excesso de sementes na linha poderá acarretar uma maior população e onde as áreas são mais férteis ocasionará o acamamento de plantas que pode interferir na produtividade.

“O período de semeadura do trigo é longo e isso possibilita que a mesma seja feita dentro das melhores condições possíveis. Em caso de dúvida o produtor poderá procurar o departamento técnico”, explica Saimom.