Portal do Agronegócio

16/01/2018
Excesso de chuva pode interferir na produtividade da soja

Excesso de chuva pode interferir na produtividade da soja

O início de 2018 está sendo marcado pelo excesso de chuva que tem atingido a região e com isso os produtores de soja da Copacol estão encontrando dificuldades de fazer os manejos na cultura.

Em entrevista ao programa de Rádio da Cooperativa nesta segunda-feira dia 15, o Gerente Técnico do setor agrícola da Copacol, Fernando Fávero, além de fazer uma avaliação positiva da participação dos produtores no Dia de Campo Copacol 2018, realizado nos dias 10 e 11 deste mês no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) em Cafelândia, fez uma alerta aos produtores com ralação aos atuais manejos que devem serem feitos no atual estádio da cultura que está a campo.

Segundo Fernando, nesta safra a soja poderá ter uma produtividade inferior a safra passada diante de vários fatores, mas o clima úmido além de prejudicar as aplicações contra pragas e doenças, também tem interferido no desenvolvimento da cultura.

“É importante que os produtores fiquem atentos ao clima e não percam a oportunidade de fazer os manejos adequados para o momento a qualquer sinal de clima mais estável. No atual estádio da cultura é recomendado o controle de percevejos e da ferrugem asiática, até porque esses são os principais fatores que poderão interferir na produtividade da soja”, destaca Fernando.