Portal do Agronegócio

03/05/2013
Missa celebra 100 anos do padre Luis Luise

Missa celebra 100 anos do padre Luis Luise
Idealizador, fundador junto com os 32 agricultores pioneiros da região e o primeiro presidente da Cooperativa de 1963 até 1965, o padre Luis Luise, foi homenageado com uma missa na Igreja Matriz de Cafelândia, ontem dia 2 de maio, data em que estaria completando 100 anos de idade.

A Copacol organizou a celebração religiosa como forma de lembrar o saudoso padre, que deu início a Cooperativa que hoje é referência no cenário nacional e internacional.

“Temos que lembrar e prestar as merecidas homenagens as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da região e o padre Luise, tinha uma visão empreendedora extraordinária. Temos a responsabilidade de continuar esse trabalho que começou com o padre e os sócios fundadores, mantendo a Cooperativa forte e estruturada para oferecer a sustentação econômica dos associados, colaboradores e da região”, ressalta o presidente da Cooperativa, Valter Pitol.

Biografia Padre Luis Luise

Nasceu no dia 2 de maio de 1913 em Martellago, Veneza - Itália. Aos 14 anos entrou no seminário de Pederoba, onde começou sua história voltada a uma vida cristã.

Em 02 de outubro de 1933, iniciou o noviciado em Rosignano Monferrato, Alexandria. Em 16 de março de 1938, foi ordenado sacerdote na mesma cidade.
Sua chegada ao Brasil é datada em 1º de dezembro 1946 e um mês depois já assumiu a Paróquia de Aparecida de São Manuel, no Estado de São Paulo. Três anos depois, foi transferido para Erechim, no Rio Grande do Sul.

No dia 1º de março de 1952, assumiu a paróquia de Cascavel, onde fundou a Igreja Matriz e ajudou no desenvolvimento urbano. Em março de 1953 retornou a Erechim e ficou lá por 10 anos, onde fundou e dirigiu o Patronato Agrícola São José.

De volta à Cascavel em 1963, assumiu a Paroquia Nossa Senhora Consolata em Cafelândia, dedicando mais 10 anos em prol da religião do cooperativismo. No dia 1 de julho de 1973, assumiu a Paróquia do Parque São Paulo em Cascavel e ficou até 2 de novembro 1987, quando foi vítima de um acidente automobilístico na BR 277, quando voltava de sua tradicionais visitas religiosas.