Portal do Agronegócio

27/10/2011
Mais jovens tem a oportunidade de emprego na Cooperativa

Mais jovens tem a oportunidade de emprego na Cooperativa
Promover a inserção de mais jovens no mercado de trabalho é o objetivo do Programa Aprendiz Industrial e do Curso de Eletromecânica, que teve a abertura oficial realizada no dia 27 de outubro, no auditório da Copacol, em Cafelândia. Os programas são realizados pela Copacol, em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e Faculdade Unica de Cafelândia.

O curso de eletromecânica é direcionado para jovens de 16 a 19 anos, filhos de associados, colaboradores e comunidade em geral, que estejam cursando o 2° ou 3° ano do ensino médio. Os jovens além de estudar, atuam no setor de manutenção da Cooperativa, realizando trabalhos de instalação de equipamentos eletroeletrônicos, sistemas eletromecânicos e manutenção industrial, assim vivenciando na prática o conhecimento adquirido no curso ofertado pela Copacol, que é realizado no Senai em Cascavel.

Tiago Antônio Marcelino de Vasconcelos, diz que a oportunidade de fazer o curso, contribui para a escolha de uma profissão. “Quero através dessa oportunidade, adquirir novos conhecimentos, pois oportunidades como esta temos que aproveitar ao máximo”, diz.

Já o Programa Aprendiz Industrial, é direcionado para jovens de 18 a 24 anos, sendo o primeiro registro em carteira. Os jovens atuam em vários setores do Abatedouro de Aves, com uma carga horária de 4 a 5 horas/dia. Além da oportunidade de trabalho, incluem-se aulas teóricas, realizadas na Faculdade Unica de Cafelândia, e ao término do programa, terão o certificado do Curso Técnico em Processamento de Alimentos.

A jovem Delamonica Dieckmann, de 18 anos, diz o quanto foi importante a oportunidade do primeiro emprego. “Estava com bastante dificuldade para encontrar um emprego que fosse possível conciliar com os estudos. Foi através da Copacol que consegui essa oportunidade, agora pretendo adquirir muitos conhecimentos”, destaca a jovem que já pensa na possibilidade de ser efetivada na Cooperativa.

O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou durante a solenidade de abertura, a satisfação em ter os jovens fazendo parte do grupo dos 6,5 mil colaboradores. “Todos os participantes são jovens privilegiados, devido à oportunidade que estão recebendo, dessa forma irão crescer e se desenvolver profissionalmente”, diz.