Portal do Agronegócio

30/07/2013
Controle de buva para bons resultados na safra de verão

Controle de buva para bons resultados na safra de verão
Uma das principais ervas daninhas de difícil controle é a buva e ela causou muitos problemas aos agricultores na safra de verão do ano passado, competindo com a soja e causando grandes perdas aos produtores.

A indicação do departamento técnico da Copacol é para que os produtores façam o monitoramento e identifiquem os estágios que elas se encontram.

As recomendações com mistura de herbicidas são as seguintes:

1° Fazer o glifosato + aminol ou 2,4-D, isso visa o controle de buva, após essa aplicação de 10 a 12 dias, recomendamos a aplicação sequencial que é usar o produto de contato mais um adjuvante para assim fazer a eliminação da buva nas lavouras . essa recomendação é para áreas onde a erva daninha já está com 15 cm ou mais de tamanho.

2° Para buvas menores, fazer a mistura de glifosato + 2,4-D + spider que é um herbicida de pré- emergência, vai deixar residual no solo e ajuda no controle de buva no campo.

“Também temos a opção de deixar as ervas daninhas crescerem um pouco mais para fazer o manejo perto do plantio, porém corre-se o risco de termos sobras na dessecação. Também tomar cuidado com a palha que fica sobre as ervas daninhas, esse é o efeito “guarda-chuva”, pois a palha faz sombreamento na erva impossibilitando o herbicida de chegar à mesma e assim não faz seu controle, então é necessário tomar cuidado, monitorar antes para fazer a melhor escolha para ter eficiência do controle”, explicou o engenheiro agrônomo da Copacol Jocimar Bortoluzzi.