Portal do Agronegócio

09/11/2011
Produtores de áreas atingidas pelo granizo realizam o replantio

Produtores de áreas atingidas pelo granizo realizam o replantio
Devido às chuvas de granizo que castigaram algumas lavouras de soja localizadas na área de atuação da Copacol no final de outubro, muitos associados realizaram o replantio na primeira semana de novembro.

Cafelândia e Central Santa Cruz registraram o maior número de áreas atingidas, com aproximadamente 250 hectares replantados. Em Nova Aurora e Jotaesse também houve replantio em algumas áreas.

De acordo com o supervisor do Departamento Técnico de Cafelândia, Jocimar Bortoluzzi, o pico do replantio aconteceu na 1ª semana de novembro, e a recomendação foi direcionada para variedades precoce e superprecoce, devido à época, principalmente nas propriedades das quais os produtores irão plantar o milho safrinha.

"O produtor deve diminuir a quantidade de sementes por metro para evitar o acamamento, e também a cultura ainda não havia absorvido todo adubo que foi semeado no primeiro plantio, então a recomendação é diminuir a adubação, e se necessário fazer complementação em cobertura”, destaca o agrônomo.

Outra recomendação do Departamento Técnico é evitar o solo muito úmido e o clima frio no momento do replantio, para não prejudicar a germinação e o desenvolvimento da planta.