A semeadura da soja já está sem encaminhando para a fase final na região da Copacol e agora os produtores voltam sua atenção para o manejo das plantações, que são suscetíveis a problemas devido ao clima e a pragas.
Algo que começa a preocupar os produtores é a lagarta Helicoverpa Armigera, que foi identificada no ano passado e que trouxe muitas perdas aos produtores da Bahia e de outros estados e que agora tem grande atenção de todo os agricultores brasileiros, pois além de causar perdas na cultura da soja, também trazem prejuízos ao milho e diversas outras culturas.
Segundo a Embrapa Soja a lagarta já foi identificada no estado do Paraná na última safra e isso refletiu no aumento do uso de inseticidas para o controle. Na região da Copacol aumentou de 2,1 para 3,5 aplicações de inseticida para o controle de lagartas na última safra.
A Cooperativa alerta aos produtores para que realizem o monitoramento e a aplicação de produtos em função da presença da praga, sempre trabalhando com produtos registrados no MAPA. Os pesquisadores alertam que o uso indiscriminado de inseticida pode levar a resistência da praga aos produtos, portanto é recomendado o uso de rotação de produtos e controle das lagartas nos primeiros instares.
"O departamento técnico da Copacol está preocupado, pois identificamos esta lagarta na região da Cooperativa", disse o engenheiro agrônomo da Copacol Fernando Fávero que ressaltou a importância do monitoramento das lavouras neste momento.
"Pedimos aos agricultores que fiquem atentos, vão para as lavouras observar se não há lagartas e também que procurem o Departamento Técnico para seguir as orientações e fazer as aplicações recomendadas. A equipe da Copacol está fazendo na Estação Experimental armadilhas luminosas que acabam pegando as mariposas dessas lagartas para podermos identificar e ver a presença delas antecipadamente", explicou o agrônomo.
Uma nova lagarta está invadindo as lavouras de soja
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Educação e prevenção: alunos de Rancho Alegre do Oeste se formam do Proerd com apoio da Copacol
Alegria, aprendizado e compromisso com o futuro marcaram a formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) em Rancho...
Compartilhar
Dia de Campo de Inverno apresenta inovações para a cultura do milho
A Copacol realizou entre maio e junho, mais uma edição do Dia de Campo de Milho de Inverno em suas Unidades do Oeste e Sudoeste do Paraná. O evento, já...
Compartilhar
Com apoio da Copacol, alunos de Quarto Centenário se formam no Programa Proerd
Com apoio da Copacol, 50 alunos dos quintos anos das escolas municipais de Quarto Centenário se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência...