Portal do Agronegócio

05/11/2013
Aberta 10ª turma do programa Jovem Aprendiz

Aberta 10ª turma do programa Jovem Aprendiz
A oportunidade do primeiro emprego e a integração com o mercado de trabalho, estas são propostas do programa Jovem Aprendiz Cooperativo que iniciou na última segunda-feira (04/11), a 10ª turma.

O programa é realizado em parceria entre a Copacol, Sescoop-PR e a Faculdade Unica. Foram contratados nesta etapa 32 jovens com idade entre 14 a 16 anos, filhos de colaboradores, associados e comunidade, para trabalhar na Cooperativa em Cafelândia.

Gustavo Henrique Nassi, 16 anos, é um dos integrantes desta turma, ele é morador de Jotaesse, unidade que participa pela primeira vez do programa. “É um privilégio, ser selecionado entre tantos jovens para fazer parte do programa”, diz.

“É um grande orgulho para nós pais, ainda mais porque eles vão ter o trabalho junto com o aprendizado”, afirma a associada Rosângela Nassi, mãe do Gustavo.
Eduardo dos Santos Dickmann, 15 anos, não esconde a alegria e o pai também, que é colaborador há 30 anos.

“Estou muito feliz, é uma grande oportunidade e eu vou fazer o meu melhor”, conta Eduardo.

“É uma satisfação o ver entrar na mesma empresa onde trabalho e ver o quanto a Copacol acredita nos jovens”, destaca o analista basis Celso Dickmann.

As atividades têm duração de até dois anos, e durante este período os jovens passam por diferentes setores da Cooperativa. O trabalho na prática na empresa é conciliado com a teoria, as aulas acontecem na Faculdade Unica e contam com várias disciplinas.

Desde 2006, quando teve início, passaram pelo programa 313 jovens, sendo que 70% foram contratados como colaboradores efetivos da Copacol.

“A Cooperativa é uma peça importante que proporciona aos jovens a oportunidade do primeiro emprego. É gratificante para nós vermos que a maioria deles é incluída no trabalho definitivo dentro da empresa. O mundo de hoje é das pessoas mais preparadas e o trabalho e a dedicação fazem a diferença, pois o desafio e a vitória são daqueles que acreditam”, conclui o diretor presidente da Copacol, Valter Pitol.