Portal do Agronegócio

14/12/2011
Projeto visa elevar média na produção de soja

Projeto visa elevar média na produção de soja
Na noite de terça-feira (13), o diretor presidente da Copacol, Valter Pitol, o gerente da Divisão de Unidades, Rubem Marcos Sales Santos e a equipe do Departamento Técnico, se reuniram na Aercol, em Nova Aurora com 96 produtores que fazem parte do “Projeto 160-2015, Fatores de Produção”.

O projeto consiste em elevar a atual média de produção de soja na área de atuação da Copacol, das atuais 137 para 160 sacas por alqueire até 2015, gerando mais rentabilidade ao associado.

Durante o encontro, o presidente da Cooperativa e o gerente da Divisão de Unidades falaram aos agricultores sobre as questões econômicas do projeto, enquanto que a equipe técnica fez toda a explanação da parte operacional.

Cada técnico é responsável pelo acompanhamento de três a quatro produtores, com área padrão de quatro alqueires cada um.

De acordo com o engenheiro agrônomo Jocimar Bortoluzzi, que atua junto ao Departamento Técnico da Cooperativa, o acompanhamento técnico teve início desde o planejamento na escolha da cultivar (semente), quantidade de fertilizantes, população, época correta do plantio e segue durante todo o ciclo da cultura. “Os dois produtores que apresentarem maior produtividade, melhor rentabilidade, aderirem às inovações e com maior participação dentro da Cooperativa serão premiados juntamente com seus técnicos”, conclui o agrônomo.