Portal do Agronegócio

16/12/2011
Avicultura, boa alternativa de renda às famílias

Avicultura, boa alternativa de renda às famílias
Considerada a maior alternativa de geração de emprego e renda na propriedade rural, a diversificação é um sistema que está sendo praticado por um grande número de produtores associados à Copacol.

Este é o caso do produtor, Mauro Ângelo Favorito, do Município de Formosa do Oeste, que além de cultivar em sua propriedade soja e milho, encontrou na integração avícola com a Copacol uma boa alternativa de renda para a família.

A pouco mais de seis anos na atividade, o produtor disse que consegue uma renda anual suficiente para pagar as prestações do seu financiamento e ainda lhe sobra cerca de 40% do valor total, e isto é o que faz a diferença no orçamento familiar.

Segundo ele, os bons resultados obtidos na atividade são oriundos dos investimentos feitos nos últimos dois anos, uma vez que gradativamente tem feito melhorias em seu aviário.

Todo o trabalho de manejo é dividido com a esposa, Maria Catarina Cecato Favorito, que além do trabalho de rotina como dona de casa, ainda ajuda a cuidar do aviário. As duas filhas do casal estudam fora e por isso só no período de férias podem ajudar os pais.

A esposa disse que quando estavam construindo o aviário, o país vivia a especulação da gripe aviária, diante disso algumas pessoas os desmotivavam a ingressar na atividade, mas com os conselhos dos otimistas, a aposta na parceria com a Copacol e a vontade de empreender, fez com que a família não se intimidasse e fosse à luta, hoje o aviário é o grande diferencial na renda da família.

“Estou muito contente com a atividade e tenho vontade de ampliar, mas como não tenho mão de obra suficiente vou aguardar mais um pouco”, diz satisfeito o produtor.