Portal do Agronegócio

02/01/2012
Chuva do final de ano anima produtores

Chuva do final de ano anima produtores
O clima seco e quente registrado durante o mês de dezembro causou significativas perdas nas lavouras de soja que estão em fase de maturação nos municípios da área de atuação da Copacol.

Já para as lavouras que foram plantadas mais tarde, que estão em fase de enchimento de grãos, a chuva do final de ano contribuiu para um melhor peso do grão, o que consequentemente, irá ocasionar um melhor rendimento.
A Cooperativa está fazendo levantamento para contabilizar o índice de perda registrado pela estiagem de dezembro nas culturas de soja e milho.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Copacol, Jocimar Bortoluzzi, a chuva registrada na semana passada, apesar de ter atingido todo o raio de atuação da Copacol, foi uma chuva desproporcional, com mais de 100 milímetros em uma determinada região e 20 milímetros em outra. No entanto, a chuva contribuiu para as lavouras mais novas. “Após o dia 25 deste mês, a soja plantada mais cedo já começa a ser colhida e essa foi a que mais sofreu com a estiagem, mas só após o levantamento é que vamos calcular o percentual de queda dessas lavouras”, explica Jocimar.