Portal do Agronegócio

06/02/2012
Unidades da região de Jesuítas promovem tarde Campo

Unidades da região de Jesuítas promovem tarde Campo
Para orientar o produtor rural de acordo com a realidade da região em que atua cada associado, a Copacol estendeu o Dia de Campo às Unidades de Jesuítas, Carajá e Iracema do Oeste. A demonstração de novas cultivares de soja aconteceu na semana passada, com uma boa participação dos associados, mesmo já estando em época de colheita.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Unidade de Jesuítas, Vanderlei Dickel, que coordenou o evento realizado na propriedade do cooperado, Tomio Yorinori, de Iracema do Oeste, as cultivares de soja apresentadas foram as mesmas demonstradas no Dia de Campo, realizado na Unidade Experimental em Cafelândia, no mês de janeiro.

Segundo ele, o objetivo é fazer com que os produtores possam conhecer as cultivares adequadas para cada tipo de solo, uma vez que os associados daquela região cultivam em um tipo de solo diferente do que os da região de Cafelândia, inclusive este ano, o clima se mostrou mais quente e seco. “Demonstramos 20 cultivares, que se adaptam a cada tipo de solo, clima e época de plantio, e desta forma o produtor teve a oportunidade de conhecer aquela que se adapta melhor à sua propriedade”, explica Vanderlei.

O associado Tomio Yorinori, proprietário da área onde foi realizado o plantio da cultivares para experimento, disse que são fundamentais relevância as informações repassadas pelos técnicos no Dia de Campo, uma vez que o produtor pode conhecer melhor a cultivar que se adapta á sua propriedade. “Com a estiagem deste ano percebemos a importância de eventos como este, pois aqui podemos tirar conclusões sobre as variedades que são mais resistentes a estiagem, e quem plantou nesta safra variedades mais resistentes ao sol está colhendo mais”, relata o produtor.