Portal do Agronegócio

07/02/2012
A safra de soja na América do Sul

A safra de soja na América do Sul
A produção de soja da América do Sul deverá totalizar 130,813 milhões de toneladas na temporada 2011/12, com recuo de 4% sobre o total colhido em 2010/11, de 135,830 milhões de toneladas.

O número faz parte de estimativa divulgada por Safras & Mercado, que indica ainda crescimento de 2% na área a ser colhida, que envolveria 48,778 milhões de hectares.

O levantamento aponta queda de 6% na produção brasileira, que ficaria em 70,273 milhões de toneladas. A safra da Argentina está estimada em 49 milhões de toneladas, praticamente repetindo o ano anterior. Os paraguaios deverão colher 7,5 milhões, com baixa de 10%.

A produção da Bolívia está estimada em 2,420 milhões de toneladas, aumentando 4% sobre a temporada anterior. A safra do Uruguai deverá crescer 5%, atingindo a casa de 1,620 milhão de toneladas.

"O novo levantamento trouxe a confirmação de duas importantes informações: a primeira é que, apesar de algumas limitações de natureza política e fundiária, a área na região cresceu mais uma vez e atingiu novo recorde; e a segunda é que, apesar da área maior e do firme incremento no nível tecnológico das lavouras, as dificuldades impostas pelo clima irregular irão impedir que o recorde de produção da safra passada seja batido", informou o analista sênior da consultoria Safras & Mercado, Flávio França Júnior.

No lado positivo, os destaques que levaram a essas conclusões foram os excelentes resultados econômicos na safra 2010/11 e a expectativa de mercado mais baixo, mas ainda firme para 2012, estimulando área e tecnologia. E no lado negativo, as limitações impostas foram o aumento nos custos de produção, recuperação na área de milho, as disputas fundiárias no Paraguai e Bolívia, e tributárias na Argentina.

"Além disso, sem dúvida o mais importantes deles, as perdas que vão sendo contabilizadas em função da escassez de chuvas observada em parte importante da região produtora entre dezembro e janeiro", concluiu.