Portal do Agronegócio

29/06/2011
Culturas de trigo e milho sofrem com as baixas temperaturas

Culturas de trigo e milho sofrem com as baixas temperaturas
Uma semana após o início do inverno, aconteceu o que os agricultores mais temiam: a geada, que castigou as culturas de milho e trigo. Na área de atuação da Copacol, o fenômeno climático aconteceu durante dois dias, o que desagradou os produtores.
O Departamento Técnico da Copacol já está realizando um levantamento sobre as perdas nas lavouras na área de atuação da Cooperativa, porém algumas áreas de milho não sofreram perdas, devido ao hibrido já estar em uma fase bastante avançada, mas os próximos quinze dias são decisivos para a definição da produtividade.
De acordo com responsável pela Estação Experimental da Copacol, Fernando Fávero, se por algum período o clima estiver seco, poderá favorecer a cultura do milho, diminuindo as perdas ocasionadas pela geada. “Caso haja um período bastante chuvoso, a situação com o milho poderá se agravar devido ao seu brotamento na espiga. A situação é prematura para que possamos estimar essas perdas, algumas áreas terão perdas significativas, porém muitas não sofrerão com o clima.”, destacou Fernando.
Já o trigo, que é uma cultura de inverno, e quando ocorreram as geadas estava em uma fase bastante critica, devido ao período de floração, fase que a cultura ainda se encontra sensível, e com as geadas, as perdas foram grandes. “Orientamos os nossos associados para que procurem o Departamento Técnico para que, juntos, possamos analisar cada caso”, diz Fernando Fávero.