Portal do Agronegócio

07/02/2012
Agricultores já realizam a colheita da safra de verão

Agricultores já realizam a colheita da safra de verão
Agricultores já realizam a colheita da safra de verão
Os agricultores que atuam nos municípios do raio de atuação da Copacol já estão a campo realizando a colheita da soja e do milho. Paralelo a isso está acontecendo o plantio do milho safrinha que ao invés do ano anterior acontece num período favorável a cultura, ou seja, mais antecipado.

Mesmo ainda em fase inicial, já se observa pelas estradas da região e nas propriedades uma grande circulação de máquinas e caminhões.
Apesar de ser um ano em que as condições climáticas não foram favoráveis ao desenvolvimento das culturas de verão devido a estiagem principalmente no mês de dezembro, os produtores se mostram otimistas e estão depositando a confiança no milho safrinha.

A Copacol está preparada com suas Unidades de recebimento de grãos para facilitar a entrega da safra, e investimentos nesta área estão sendo constantemente realizados para atender da melhor forma o seu quadro de associados .

Para a colheita, o Departamento Técnico da Cooperativa, orienta os produtores a se atentarem ao momento certo de se fazer a colheita da oleaginosa para que não haja perdas, uma vez que todo um investimento foi feito durante o ciclo da lavoura.

O Controle de percevejos e dessecações no momento correto são essenciais para manutenção do potencial produtivo.

Já em relação ao plantio do milho safrinha, vive se um momento de estiagem, portanto não é aconselhável o plantio neste momento. A falta de umidade no solo causa desuniformidade na germinação, o que afetará o potencial produtivo do milho safrinha.