Portal do Agronegócio

28/02/2012
Colheita da safra já está na reta final

Colheita da safra já está na reta final
Os associados da Copacol já estão concluindo a colheita da safra de verão 2011-2012. Com previsão inicial de 6 milhões de sacas de soja, após a estiagem durante o período de floração e frutificação, houve uma redução do potencial produtivo de aproximadamente 40%, levando a de recebimento para 3,5 milhões de sacas.

A colheita do milho, que já atinge 90% da área plantada, terá uma redução do potencial produtivo foi de 10%, com uma previsão de recebimento de 1.150.000 sacas.

Ao mesmo tempo em que estão terminando as colheitas da safra de verão, muitos produtores já iniciaram o plantio do milho de inverno. Cerca de 70% da área de atuação da Copacol já está plantada, de um total de 100 mil hectares.

Previsões de colheita
Com a normalização das chuvas, estima-se um excelente potencial produtivo para o milho de inverno. Mesmo com a possibilidade de uma grande produção, o cenário comercial para a cultura não deverá ser alterado de forma significativa, em função dos estoques mundiais, principalmente dos USA que tem hoje um estoque de passagem de 21 dias.

No Brasil o estoque de passagem é de 54 dias, porém está mal distribuído em relação aos centros de consumo. Um exemplo disto são os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que precisarão se abastecer fora do estado, favorecendo assim a importação da Argentina, que embora seja o segundo maior exportador de milho, também terá importante redução da produtividade, o que levará os Estados do Sul (RS e SC) a se abastecerem no Mato Grosso do Sul, Sul e Sudoeste do Paraná.