Portal do Agronegócio

01/03/2012
Automatização aumentará produção de aves

Automatização aumentará produção de aves
Reduzir custos e aumentar a rentabilidade do produto final para o associado. Esse é um dos principais objetivos da automação de algumas áreas do Abatedouro de Aves da Copacol.

De acordo com o gerente do Abatedouro, Nilson Varlei Vicentin, essa mudança traz, de forma direta, o aumento na capacidade produtiva da Cooperativa. “Com as novas máquinas que estão operando no setor de cortes, desossa e evisceração, a indústria passará, a partir da metade do ano, de 310 mil aves abatidas para 330 mil por dia”, disse ele, comentando que essa necessidade de produção fará com que os cooperados produzam mais frangos.

Melhorias
A automação aconteceu em algumas áreas do Abatedouro de Aves e irá melhorar as condições do trabalho para os colaboradores. No setor de Cortes e Desossa, foram adquiridas oito máquinas que medem três metros de altura, com capacidade para desossar 12 mil coxas/hora.

Antes da automatização o processo realizado manualmente permitia que fosse desossado uma média de quatro coxas por minuto, o que ficou no passado com a aquisição das máquinas.

Na evisceração, a retirada das vísceras e separação dos miúdos, também recebeu linhas totalmente automáticas. Com esse sistema, quem trabalhava com os miúdos, passa somente separá-los, pois a víscera é retirada automaticamente. “Essa automação também vai ajudar para a redução dos trabalhos que exigem movimentos repetitivos, proporcionando melhores condições”, destaca Nilson.