Portal do Agronegócio

22/03/2012
Ruralistas não aceitam votar Lei da Copa antes do Código Florestal

Ruralistas não aceitam votar Lei da Copa antes do Código Florestal
A Frente Parlamentar da Agropecuária bateu o martelo. Ou o governo vota o novo Código Florestal ou a bancada retaliará a votação da Lei Geral da Copa. A decisão foi tomada nesta terça-feira, durante almoço da bancada ruralista, em Brasília. Estiveram presentes cerca de 30 parlamentares, além de representantes de entidades ligadas ao agronegócio.

Compromisso - Um dos líderes ruralistas, o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) diz que a posição da frente não é para "fazer pressão", e sim para cobrar um compromisso antigo do governo. "O governo havia feito esse compromisso de votar e mudou de ideia. Queremos voltar aos termos antigos e votar o Código Florestal", disse Lupion.

Interferência - O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), admite a interferência do Código na votação da Lei da Copa. “Nossa intenção é votar hoje [a Lei da Copa], mas todo mundo sabe que tem outra matéria que pode levar a uma disputa em plenário, a partir de oposição”, disse, em referência ao polêmico texto do Código Florestal. “Mas nossa posição é que não há nenhuma possibilidade de votar nesta semana”.

Líderes - O vice-líder do governo, deputado Odair Cunha (PT-MG), informou que a possível obstrução dos ruralistas na votação da Lei da Copa foi tratada na reunião dos líderes da base governista nesta terça-feira (20/03). Cunha relatou que a posição do governo é não misturar os dois temas. Nesta quinta-feira (22/03), disse Odair Cunha, os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, tentarão fechar um texto de consenso para encaminhar a votação do Código Florestal no plenário. Parte do governo quer adiar a votação para depois da conferência ambiental Rio+20, marcada para junho, no Rio.

Decisão maléfica - Os parlamentares ruralistas argumentam que a indecisão do governo é “maléfica” ao setor, trazendo medo aos produtores e provocando redução de investimentos no campo, principal responsável pela sustentação do crescimento da economia e do ritmo das exportações brasileiras em 2011.

Inversão da pauta - O deputado ruralista Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse, em seu microblog na internet, que “o governo quer inverter a pauta e votar primeiro a Lei Geral da Copa. Nada feito. Sem Código Florestal, nada de Lei Geral da Copa”. E emendou: “Ameaçado de sofrer duas derrotas, governo causa desconforto aos líderes partidários ao propor a quebra do acordo para votar o Código Florestal”.