Portal do Agronegócio

23/03/2012
Safra de verão encerra-se com percentuais elevados de perdas

Safra de verão encerra-se com percentuais elevados de perdas
Com o encerramento da colheita da safra de soja, onde a Copacol recebeu cerca de 3.654.000 sacas do grão, com uma quebra na produtividade de 35%. De acordo com o assessor técnico da Copacol, Ramiro Criveletto, a produção média foi de 90 sacas por alqueire. “Em algumas áreas as perdas foram ainda maiores”, comentou o assessor.

O fato da produtividade média não ter sido ainda menor aconteceu por ser um ano de La Ninã, com chuvas muito localizadas, e por isso parte dos produtores conseguiram obter bons resultados.
Na colheita do milho também houve queda na produtividade. “Recebemos 1.155.000 sacas de milho verão, e mesmo com a estiagem as perdas foram menores quando comparadas a soja, com uma redução de aproximadamente 10% do potencial produtivo da região”, comentou Ramiro, destacando que a média de produtividade foi de 405 sacas por alqueire.

Questionado sobre o motivo da diferença no potencial produtivo da soja e do milho, o assessor disse que “quando tivemos o período de estiagem o milho já estava em fase bastante adiantada e que as condições climáticas até então foram espetaculares para a cultura do milho, diminuindo assim as perdas”, finalizou.