Portal do Agronegócio

09/04/2018
Avicultores se atualizam sobre atividade

Avicultores se atualizam sobre atividade
Na semana passada, nos dias 05 e 06, mais de 580 produtores participaram da Reunião Semestral da Avicultura 2018, que tem o objetivo de informar os cooperados quanto às mudanças nas atividades, principalmente às questões de biosseguridade e ações da Copacol para manter os padrões de qualidade e exigências de mercado.

O médico veterinário e supervisor técnico da integração avícola da Copacol, André Marca, reforçou os conceitos de biosseguridade e os cuidados que precisam ser mantidos na atividade, pelos colaboradores e também os cooperados.

“A comercialização dos nossos produtos depende de todos os setores da cadeia produtiva, da higiene nos incubatórios, das condições de produção nos matrizeiros, da manutenção das granjas nas propriedades dos avicultores e os cuidados diários de limpeza, da higienização antes e durante o abate das aves, assim por diante. A responsabilidade é de todos”, afirma André.

Entre as várias ações para prevenir a salmonela, uma bactéria que pode causar doenças em humanos, a Cooperativa tem intensificado seu trabalho para atender as normas internas de qualidade e principalmente as exigências de mercado, que estão cada vez mais rigorosas.

“Estamos trabalhando de maneira cautelosa para mantermos nossos índices sanitários e aumentarmos a comercialização dos nossos produtos no mercado, principalmente na questão da exportação, que é o maior. Por isso nós precisamos unir forças para melhorarmos ainda mais”, acrescenta André.

O Gerente de Integrações, Douglas da Silva, falou sobre os impactos da condenação de carcaça que podem ser minimizados por meio dos manejos adequados nesta época do ano, quando há alterações bruscas nas temperaturas.

“Quando não há condenação de carcaça, temos mais rendimentos nos processos do abate e rentabilidade do negócio, para toda a cadeia de produção. Desta forma, os resultados serão positivos para todos”, explica Douglas, destacando ainda a importância dos dispositivos de segurança nos aviários e a pontuação necessária para pagamento do Prêmio do Bimestre.

Para o produtor José Acir Seimetz, da comunidade de Espigão Azul, em Cascavel, concorda com as ações de melhorias e afirma que as mudanças são necessárias para permanecer na avicultura.

“Sabemos que toda mudança causa um pouco de desconforto, porém precisamos nos adaptar a ela para que possamos dar continuidade à atividade. Cada um precisa fazer sua parte e bem feito, assim conseguimos ter melhores resultados”, garante José Acir.

Mesmo com um cenário atual um pouco desfavorável para a atividade, o jovem produtor Daniel Pesarini Selicani, de Bragantina, está com ótimas expectativas para iniciar na linha de produção de aves de corte.

“A Copacol é referência na avicultura e temos confiança, principalmente segurança, para investir nesta atividade, que gera a diversificação, renda e agrega valor à propriedade, por meio da utilização dos dejetos nas áreas de cultivo” afirma Daniel, que irá construir dois aviários nos próximos meses.