Portal do Agronegócio

10/01/2019
28ª edição do Dia de Campo é realizada com sucesso

28ª edição do Dia de Campo é realizada com sucesso
O tradicional Dia de Campo Copacol, que foi realizado em sua 28ª edição nos dias 09 e 10, respectivamente na quarta e quinta-feira, mostrou os cenários e tendências do mercado agrícola, demonstrações e palestras sobre regulagem de equipamentos para correção de solo e aplicação de fertilizantes, bem como demonstração a campo de cultivares de soja e controle da estria bacteriana do milho, entre outros temas voltados para aumento de produtividade.

Além da participação dos cooperados de todas as Unidades da Copacol, o Dia de Campo contou também com a presença da diretoria da Cooperativa que prestigiou os dois dias do evento.

Durante o evento os produtores tiveram a oportunidade de se inteirar sobre os cenários e as tendências do mercado agrícola com profissionais de consultoria da empresa FC Stone.

Já a campo, além da palestra e demonstrações sobre como fazer uma boa regulagem das máquinas e equipamentos para uma boa e correta correção de solo e aplicação de fertilizantes, com o professor e especialista da Unioeste, Emerson Fey, os participantes também puderam ver na prática com a equipe agronômica da Cooperativa, as técnicas para o controle da estria bacteriana, bem como ver in loco as novidades em cultivares de soja, entre outros assuntos pertinentes.

Assim como faz todos os anos, o cooperado David Ezuel Gurski, de Nova Aurora, com o filho participou do Dia de Campo, com o propósito de agregar mais conhecimento e consequentemente vai levar para sua propriedade mais informações que possam reverter em mais produtividade.

“É de extrema importância a Copacol realizar esses Dias de Campo para a gente ficar sempre atualizado, as novas tecnologias vêm batendo em nossa porta e se a gente não se atualizar fica para trás. Hoje o custo de produção é muito alto e se não tiver uma boa produção fica quase que inviável trabalhar”, relata David.

Outro produtor que também enalteceu a iniciativa da Copacol com a realização do evento, foi o cooperado Antônio Favarin. “É um excelente trabalho, por que o produtor que está no campo quer melhorar cada dia mais a sua produção e essas palestras e essas demonstrações que tivemos a oportunidade de acompanhar, nos direciona e nos motiva a continuar buscando uma maior produtividade e assim agregar uma maior rentabilidade”, declara o agricultor.

O professor e especialista da Unioeste, Emerson Fey que palestrou nos dois dias do evento comentou sobre o tema abordado. “Quando a gente vai planejar uma lavoura, existem vários desafios que precisam ser levados em conta, um deles é fazer a correta correção do solo e também a adubação das culturas, e por isso é importante a distribuição uniforme desses materiais. Geralmente se preocupa com a dose, mas poucas vezes existe uma preocupação com a uniformidade da distribuição e isso pode causar prejuízos, porque o excesso quanto a falta são prejudiciais”, explica o professor.

“Agradecemos a presença de todos, estamos em período de colheita e de semeadura do milho safrinha e isso impossibilitou a participação de muitos produtores, mas mesmo assim tivemos uma boa participação dos cooperados no nosso Dia de Campo. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo o conhecimento adquirido nos dois dias do evento”, avalia o diretor presidente, Valter Pitol.