Portal do Agronegócio

11/01/2019
Unidade de Carajá já recebe produção dos cooperados

Unidade de Carajá já recebe produção dos cooperados
A nova unidade de recebimento e armazenagem de cereais na comunidade de Carajá, em Jesuítas, já está em operação e recebendo a produção dos cooperados da região. Até o momento, foram entregues mais de 7,2 mil sacas de soja desta safra, sendo que a expectativa é de receber 180 mil.

Para o supervisor da unidade, Everton Pontel de Cesaro, os produtores estão contentes com a nova unidade, porque vai dar agilidade na entrega da produção.

“Com estes silos mais próximos dos produtores todo o processo desta safra será otimizado, para os produtores e para nós da Cooperativa. É um investimento importante e que vai atender mais de 200 produtores da nossa região”, disse Everton.

Além disso, o supervisor destacou a boa expectativa dos produtores quanto a produtividade desta safra, que já registraram entre 100 a 140 sacas por alqueire.

“Tivemos um período muito longo de estiagem que prejudicou a produtividade de toda a região, porém muitos produtores ainda estão otimistas porque estão colhendo uma produção boa”, afirma.

Andamento da safra

Até o momento, o total de soja recebido pela Copacol, em todas as suas unidades de recebimento é de mais de 1,2 milhão de sacas, com expectativas de receber 6 milhões, até o fim da safra.

Para o gerente técnico da Cooperativa, Tiago Madalosso, a produtividade está abaixo da expectativa inicial da safra, porém algumas regiões estão colhendo uma média boa.

“A escassez de chuvas em dezembro coincidiu com o período de enchimento de grãos da soja, ocasionado redução na produtividade desta safra. A previsão de recebimento que era de 8,7 milhões de sacas baixou para 6,2 milhões de sacas, porém as produtividades têm variado nas regiões, já que alguns locais receberam um maior volume de chuvas estão com produtividades maiores”, destaca Tiago.