Portal do Agronegócio

23/01/2019
Avicultura apresenta melhores da semana e orientações de manejos

Avicultura apresenta melhores da semana e orientações de manejos
Como forma de motivar e valorizar os produtores integrados à avicultura da Cooperativa, todas as quartas-feiras, vai ao ar no programa de rádio, Estação Copacol, os nomes dos produtores que se destacaram na semana. Essa é uma prática adotada há vários anos na integração avícola.

Além de destacar os avicultores, também é mencionado na entrevista, os nomes das pessoas que trabalham com atividade, como o técnico e o veterinário que os atendem.
Outra informação sobre a atividade que é levada ao ar, são as orientações de manejos que estão sendo recomendadas pela equipe técnica no momento.

Na semana que corresponde do dia 13 a 19 de janeiro, o destaque foi o produtor Milton Zanett, de Formosa do Oeste, que obteve no último lote, um crescimento diário de 72,79 gramas, conversão alimentar de 1,685, peso médio de 3,421 kg e 427 pontos.
Já com relação aos manejos recomendados, o médico veterinário, Renato Paiola, falou em biosseguridade, que é um conjunto de procedimentos técnicos.

“Entre as principais medidas de biosseguridade estão: evitar o trânsito de pessoas não ligadas à atividade, não permitir a entrada de veículos e animais na área cercada ou no arredores do galpão, manter o arco de desinfecção em boas condições, as pessoas que precisam entrar no galpão devem trocar de calçados ou usar botas plásticas descartáveis, realizar a manutenção preventiva sempre no intervalos dos lotes, lavar as mãos antes de entrar na área de serviço e no galpão, entre outros itens essenciais que exigidos pela Cooperativa e que já são repassados pelos técnicos no dia a dia ao produtor”, explica Renato.

Segundo ele no caso de dúvidas, o avicultor deve entrar em contato com a equipe técnica que está sempre à disposição para mais esclarecimentos.

Para o cooperado, Milton Zanett, que pelo segundo lote consecutivo conquista a primeira colocação da semana, isso mostra o esforço e a dedicação de todos os envolvidos no processo, que começa na Copacol, com os pintainhos, ração, acompanhamento técnico e veterinário, equipamentos de boa qualidade e ainda o bom trabalho desenvolvido no dia a dia pelos seu colaboradores que se dedicam nos cuidados com as aves.

“Estou satisfeito com a parceria com a Copacol e agradeço a todas as pessoas que estão envolvidas nos bons resultados obtidos, especialmente ao Gilmar e a Sueli, que se revezam nos cuidados do dia a dia no aviário”, destaca o produtor.