Portal do Agronegócio

30/01/2019
Avicultura: destaques da semana e recomendações de manejos

Avicultura: destaques da semana e recomendações de manejos
Os produtores que se destacaram na integração avícola da Copacol na última semana foram os seguintes:

3º lugar, produtor Helio Bassi, de Formosa do Oeste
2º lugar, cooperado, Amantino Passoni, de Nova Aurora
1º lugar, o avicultor Corimar Ribeiro de Assis, com 412 pontos de IEP (Índice de Eficiência Produtiva), peso médio de 3,423 gramas, conversão alimentar de 1.710 e um crescimento diário de 73,26 gramas.

Para alcançar esses bons resultados, o produtor teve com o apoio do colaborador Vander, Canário e sua esposa, Aparecida e com a assistência técnica, do extensionista, Márcio e do médico veterinário Ricardo.

Com relação a recomendação de manejo, a supervisora de fomento, Raquel Bortoluzzi, diz que mesmo apesar de ainda estarmos em período de verão com altas temperaturas, a Cooperativa lembra aos produtores sobre o corte da lenha para aquecimento no período do inverno, pois para se ter uma lenha no ponto, é necessário que o corte da mesma seja realizado 120 dias antes da utilização.

“Sabemos que os produtores passam por momento de colheita da soja e semeadura do milho, mas para que se tenha uma lenha seca no inverno, o momento ideal para o corte é agora. Procedendo desta forma, o produtor terá diversas vantagens, tais como: menor custo com a lenha, pois é um período de pouca procura, melhor qualidade, uma vez que ela não ficará, nem verde e nem podre, mantendo o poder calorifico, maior vida útil do aquecedor, pois a lenha solta uma resina, que danifica o equipamento, menos gasto com energia elétrica, entre outras vantagens que contribui com os bons resultados”, relata a supervisora.

Ela diz que qualquer dúvida sobre o assunto o produtor deve procurar equipe técnica que sempre está à disposição para auxiliá-lo.