Portal do Agronegócio

15/02/2019
Agricultores e empresários do agronegócio dos EUA buscam conhecimento no CPA

Agricultores e empresários do agronegócio dos EUA buscam conhecimento no CPA
Na manhã desta sexta-feira dia 15, um grupo de agricultores e empresários do agronegócio dos Estados Unidos, de duas instituições que trabalham e divulgam a cadeia produtiva da soja naquele país, visitaram o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia.

A visita foi pautada no objetivo de conhecer melhor o processo produtivo da soja no Brasil, já que o país é o maior competidor com a soja produzida nos EUA.

A Copacol através do CPA, foi escolhida para a visita, porque atua numa região potencialmente produtiva acima da média estadual e nacional.

O gerente técnico da Copacol Tiago Madalosso apresentou os números de produtividade de soja e milho dos cooperados da Copacol. Os Americanos discutiram sobre a importância da pesquisa e difusão da tecnologia no processo de incremento da produtividade. Questionaram sobre os investimentos realizados no CPA e comentaram sobre o retorno desses investimentos em incremento da produção dos cooperados.

“Quando alguém visita outro pais com o objetivo de conhecer processos produtivos, busca por locais com excelência na produção e elevado uso de tecnologia. O sentimento é de orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido pela equipe do CPA e a visibilidade que a instituição tem alcançado a nível nacional e internacional”, destaca Tiago.

Segundo ele, isso representa a consolidação do CPA como instituição de pesquisa e difusão de tecnologia para o sistema produtivo do oeste do Paraná. O gerente técnico diz que visita demostra a visibilidade que o CPA tem conseguido através dos trabalhos desenvolvidos. “Além de já ser referência para o oeste e reconhecido nacionalmente pelos trabalhos desenvolvidos, agora o CPA passa a ser conhecido internacionalmente”, conclui o gerente.