Portal do Agronegócio

25/03/2019
Jovens do futuro e a transformação do cooperativismo

Jovens do futuro e a transformação do cooperativismo
No sábado, 23, 70 jovens da Copacol se reuniram na Aercol, em Cafelândia, para um momento de reflexão, integração e transformação, com foco no cooperativismo do futuro.

As atividades do dia foram ministradas por Joaquim Fernando Vargas Dornelles da Rocha, da Habius Desenvolvimento Humano e Organizacional, com o objetivo de fazer com que os participantes identifiquem suas habilidades pessoais e profissionais, além de despertar o espírito da cooperação e a importância do individual para o coletivo.

“Estes jovens estão em uma fase de mudanças e transição comportamental, por isso precisam se conhecer e entender o poder da mente para que possam ter mais responsabilidade, fazendo as escolhas certas para o futuro e pensando na realidade em que estão inseridos e no relacionamento com as pessoas a sua volta”, explica Joaquim.

A assessora de Cooperativismo da Copacol, Elizete Lunelli Dal Molin, acompanhou o encontro e destacou a participação dos jovens nas atividades, com foco na integração do grupo e o fortalecimento do cooperativismo jovem.

“Esta é nova geração do cooperativismo e são eles a mudança que queremos para nosso futuro. Este ano, nosso objetivo foi diferente, de oferecer aos jovens uma percepção construtiva e otimista da realidade de cada um deles, como eles podem se transformar da potencialização do pensamento e autoconhecimento, fundamental para escolhas assertivas”, afirma Elizete.

A jovem Debora de Souza, de Nova Aurora, avaliou de maneira positiva a metodologia utilizada no encontro dos jovens este ano. Para ela, é necessário ter pensamentos bons para agir com razão e tomar decisões certas.

“Acredito que isso que estamos vendo hoje, deveria ser desenvolvido constantemente. Ter pensamentos positivos é determinante para que o jovem não desista de lutar por seus objetivos, de acreditar que é capaz de alcança-los, saber reconhecer as próprias qualidade e saber que pode fazer a diferença”, afirma Debora.