Portal do Agronegócio

08/04/2019
Em busca de novas soluções agrícolas

Em busca de novas soluções agrícolas
Na quinta-feira, 04, a equipe técnica da Copacol se reuniu com membros do IRAC-BR (Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas) com o objetivo de debater sobre manejos estratégicos e sustentáveis de controle de pragas nas culturas da soja e do milho, mais comuns na região de atuação da Cooperativa.

Daniela Okuma, presidente do Comitê, esteve à frente dos trabalhos deste encontro realizado no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) e destacou a necessidade de investimentos em estudos e pesquisas em busca de novas soluções agrícolas para controle de pragas, como insetos, plantas daninhas e doenças que acometem frequentemente as lavouras.

“Hoje, se ouve muito por parte dos produtores que os produtos que eles utilizam estão perdendo a performance de controle. Porém, o resultado de uma aplicação pode estar relacionado a maneira como a mesma é realizada. É necessário acompanhar as mudanças tecnológicas para que seja possível alcançar os resultados esperados”, enaltece Daniela.

Durante o encontro, foram destacados assuntos como o conceito de resistência, os programas de monitoramento, bem como a troca de informações e históricos de pragas e produtos.

“Apresentamos um comparativo do que aconteceu ao longo dos anos, as mudanças tecnológicas, quais as práticas mais utilizadas e que dão resultados a campo, o que é necessário desenvolver para que os produtores consigam esse controle, entre outros assuntos. Este é um projeto contínuo, de muita pesquisa e estudo, que com o trabalho efetivo de todos, iremos encontrar solução sustentáveis para a agricultura”, destacou.