Portal do Agronegócio

03/05/2019
Equipe técnica alerta piscicultores para boa qualidade da água

Equipe técnica alerta piscicultores para boa qualidade da água
São vários os fatores que incidem diretamente na piscicultura, pois essa é uma atividade que que exige muitos cuidados, e a boa qualidade da água está acima de tudo, pois é nela que o peixe se desenvolve.

E foi justamente sobre esse assunto que o extensionista da Copacol, Warle Ribeiro, falou no programa de rádio da Cooperativa, Estação Copacol, da última terça-feira dia 29.

“Temos observado nos últimos dias um alto nível de nitrito em nossas pisciculturas e, é nesse momento que orientamos para que o produtor reduza e até mesmo corte a alimentação dos peixes num intervalo de um ou dois dias, voltando a alimentá-los normalmente quando houver melhores condições de qualidade de água, mas também pedimos que junto a isso se faça o aumento da renovação da água nos viveiros, pois agindo assim ele terá uma melhor qualidade da água”, explica o técnico.

Outro item mencionado por ele, é o uso do aerador, uma vez que o mesmo vai promover uma mistura da água da superfície com a do fundo, mantendo bons índices de oxigênio e equilibrar a temperatura. Ainda segundo Warle, é importante o produtor ficar atento quanto ao horário para o manejo dos equipamentos.

Outro manejo recomendado são as biometrias, pois essas devem ser realizadas semanalmente, com essa prática, o produtor poderá observar o crescimento do peixe durante a semana, verificando se a conversão e o GPD (Ganho de Peso Diário), foi adequado ao período, pois com a biometria assertiva, o piscicultor terá um acompanhamento do real desenvolvimento do peixe.

“Pedimos aos produtores para qualquer dúvida que tiver na propriedade com relação aos manejos que devem ser realizados, que procurem o departamento técnico da piscicultura, que estamos à disposição para atendê-los”, conclui o extensionista.