Portal do Agronegócio

29/05/2019
Piscicultores devem ficar atentos às oportunidades relacionadas ao clima

Piscicultores devem ficar atentos às oportunidades relacionadas ao clima
Apesar do clima chuvoso registrado nos últimos dias na região da Copacol, a equipe técnica da piscicultura, alerta os produtores com relação a oportunidade para o ganho de peso dos peixes, neste período do ano.

Segundo o extensionista, Warle Ribeiro, é necessário que os piscicultores fiquem atentos quanto aos níveis de oxigênio e a temperatura da água, uma vez que existe a oportunidade nos momentos de estiagem para fazer o arraçoamento nos melhores horários durante o dia para um melhor e maior aproveitamento e consumo de ração aos peixes.

“Com a temperatura e oxigênio favoráveis, o peixe busca o alimento, mas para que isso ocorra é preciso que o produtor fique atento a esses parâmetros e aos horários de fornecer a ração, que não deve passar das 15h30 ou das 16 horas, pois assim o peixe terá tempo suficiente para fazer a digestão do alimento, o que consequentemente evita a mortalidade”, alerta Warle.

Ele lembra que no período da manhã ao fazer o arraçoamento, o produtor precisa observar o nível de oxigênio, que deve estar acima de quatro mg por litro e com a temperatura da água um pouco mais elevada.

Warle explica também que o uso dos aeradores é fundamental para a manutenção dos níveis de oxigênio, mas se faz necessário o cuidado com as oscilações, tanto durante o dia, como à noite.