Portal do Agronegócio

26/07/2019
28º JOVEMCOOP: Encontro reúne jovens cooperativistas de todo o Paraná

28º JOVEMCOOP: Encontro reúne jovens cooperativistas de todo o Paraná
Mais de 200 jovens de 17 Cooperativas do Paraná, entre eles 20 da Copacol, participaram durante esta quarta e quinta-feira (24 e 25/07), na Associação dos Funcionários da C.Vale, em Palotina, do Encontro Estadual da Juventude Cooperativista, o Jovem Coop.

A 28ª edição do evento foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Juventude Cooperativista, Eliane Goulart Festa, os participantes foram envolvidos em atividades que promovem o desenvolvimento e a troca de experiências fortalecendo o cooperativismo.

A assistente administrativa do departamento de Cooperativismo, Andressa Caroline Lesniewski acompanhou o grupo da Copacol e destacou a importância da participação dos jovens em ações como esta. “Este evento é essencial para integração dos jovens das Cooperativas do Paraná, pois durante o encontro é possível ampliar o conhecimento dos participantes e assim trabalhar assuntos importantes para os filhos dos produtores, entre eles a sucessão familiar", disse Andressa.

Ao falar sobre cenário e desafios do agronegócio, o economista da Safras e Mercado, Paulo Molinari, chamou a atenção do público jovem sobre seu real papel no desenvolvimento do agronegócio. Um dos primeiros pontos levantados por Molinari foi a importância da terra como meio de produção e negócio. O economista reforçou que os jovens devem ficar atentos a quarta revolução industrial, que é a tecnologia. “Vocês já dominam essas ferramentas. Leiam, estudem economia. Basicamente esse é o negócio de vocês. A demanda será sempre crescente. Olhem para frente”, reforçou.

Durante a tarde do primeiro dia de encontro, os jovens continuaram as atividades com dinâmicas e atividades em grupo conduzidas pelo consultor Eliseu Hoffmann. Na quinta-feira (25/07), foram realizadas atividades culturais e uma palestra com ex-integrante do Bope e consultor de segurança Rodrigo Pimentel.