Portal do Agronegócio

30/07/2019
Entre safra favorece controle de plantas daninhas

Entre safra favorece controle de plantas daninhas
No campo se vive período de entre safra para os produtores que cultivaram milho safrinha. E foi justamente sobre a entre safra, que o engenheiro agrônomo, Ariel Muhl, falou durante entrevista ao programa de rádio da Cooperativa, o Estação Copacol, na edição desta segunda-feira dia 29.

Segundo ele, o momento é favorável a dessecação das plantas daninhas, uma vez que o quanto antes se fizer esse controle, a cobertura se torna mais eficiente, pois neste período a planta daninha ainda está na fase inicial, sem o enraizamento, e com as reservas baixas.
“A gente ainda está há aproximadamente 40 dias da semeadura da soja que é a nossa principal cultura e é importante fazer a semeadura com o solo limpo”, explica Ariel.

Ele destacou também a importância de fazer aplicações com herbicidas pré-emergentes, uma vez que o mesmo evita o fluxo de novas plantas daninhas e contribui para evitar a resistência das algumas dessas plantas.

Já com relação ao manejo da brachiaria, Ariel disse que esse tem três condições, as áreas onde ela foi atingida pela geada, nas áreas onde foram atingidas e estão brotando e nas áreas onde ela não foi atingida pela geada.

“É necessário que se faça a dessecação da brachiaria com antecedência, pelo menos 40 dias antes da semeadura da soja para evitar problemas com o empalhamento”, alerta Ariel.