A tradicional feira promovida pela Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino, de Formosa do Oeste, aconteceu nesta semana e contou com a presenta de centenas de pessoas da comunidade. A Feira do Empreendedor Mirin acontece há 10 anos e tem o apoio da prefeitura municipal, da Copacol e do Sescoop/Pr (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná), por meio do Programa Cooperjovem.
O objetivo da feira é ensinar os alunos sobre economia, ou seja, a importância da gestão do dinheiro e como utilizá-lo da maneira correta, como destaca a professora Lucimar Francisco de Souza Sonsin, de Formosa do Oeste.
"Esta feira surgiu através do Cooperjovem e é muito bem vista por todos, afinal integra alunos, pais, escola e comunidade, além de ensinar as crianças sobre o valor das coisas, desde a produção dos produtos vendidos aqui até a utilização do dinheiro arrecado com a feira, que será destinado para a compra de materiais escolares", explicou Lucimar.
A professora destacou que todos os produtos vendidos na feira são oriundos da propriedade rural da família dos alunos e que são preparados por eles com o auxílio dos pais.
"Nesta feira, a comunidade pode comprar frutas, verduras, bolos, pudins, carne de porco e de peixe, pão e diversos outros itens produzidos no sítio. E todo o dinheiro arrecado com a venda destes produtos é dividido entre os alunos para que eles possam comprar seus próprios materiais escolares", disse.
Para finalizar, a professora destacou a feira oportuniza uma transformação na educação dos alunos e na formação pessoal de cada um deles. "O resultado que este projeto proporciona é tão importante que é notável a mudança comportamental de alunos e ex-alunos que já participaram deste trabalho e hoje, são exemplos e orgulho para a comunidade, pois são pessoas de bem, conscientes das suas decisões e valorizam o que tem", destaca.
Gislaine Pontes Fernandes, coordenadora dos projetos sociais da Copacol, esteve acompanhando a feira e destacou a importância do projeto para a formação dos alunos com base nos princípios cooperativistas.
"A cooperação é a essência deste programa que ajuda tantas crianças e integra a famílias às escolas, e esta é uma responsabilidade da Copacol através do Cooperjovem. Estes alunos estão de parabéns por toda dedicação e envolvimento neste projeto", enaltece Gislaine.
A Feira do Empreendedor Mirin aconteceu uma vez por ano, sempre no segundo semestre, e envolve alunos dos 4º anos, totalizando 80 crianças.
Comunidade de Formosa prestigia Feira do Empreendedor Mirin
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol fortalece o protagonismo feminino com formação e desenvolvimento
O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força no agronegócio brasileiro, e as mulheres têm se destacado como protagonistas nesse movimento. Com esse...
Compartilhar
Busão da Imaginação leva alegria e conhecimento para crianças do distrito de Marajó
Uma viagem pelo mundo sem precisar sair do lugar. Assim foi mais uma ação do Busão da Imaginação, desta vez na Unidade de Universo. Crianças da Escola...
Compartilhar
Cooperados do Sudoeste concluem capacitação em Gestão Rural
Administrar uma propriedade rural exige muito mais do que experiência prática no campo. Os desafios do mercado, a necessidade de planejamento e o acompanhamento...