Portal do Agronegócio

16/08/2019
Comunidade de Formosa prestigia Feira do Empreendedor Mirin

Comunidade de Formosa prestigia Feira do Empreendedor Mirin
A tradicional feira promovida pela Escola Municipal Nilza de Oliveira Pipino, de Formosa do Oeste, aconteceu nesta semana e contou com a presenta de centenas de pessoas da comunidade. A Feira do Empreendedor Mirin acontece há 10 anos e tem o apoio da prefeitura municipal, da Copacol e do Sescoop/Pr (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná), por meio do Programa Cooperjovem.

O objetivo da feira é ensinar os alunos sobre economia, ou seja, a importância da gestão do dinheiro e como utilizá-lo da maneira correta, como destaca a professora Lucimar Francisco de Souza Sonsin, de Formosa do Oeste.

“Esta feira surgiu através do Cooperjovem e é muito bem vista por todos, afinal integra alunos, pais, escola e comunidade, além de ensinar as crianças sobre o valor das coisas, desde a produção dos produtos vendidos aqui até a utilização do dinheiro arrecado com a feira, que será destinado para a compra de materiais escolares”, explicou Lucimar.

A professora destacou que todos os produtos vendidos na feira são oriundos da propriedade rural da família dos alunos e que são preparados por eles com o auxílio dos pais.

“Nesta feira, a comunidade pode comprar frutas, verduras, bolos, pudins, carne de porco e de peixe, pão e diversos outros itens produzidos no sítio. E todo o dinheiro arrecado com a venda destes produtos é dividido entre os alunos para que eles possam comprar seus próprios materiais escolares”, disse.

Para finalizar, a professora destacou a feira oportuniza uma transformação na educação dos alunos e na formação pessoal de cada um deles. “O resultado que este projeto proporciona é tão importante que é notável a mudança comportamental de alunos e ex-alunos que já participaram deste trabalho e hoje, são exemplos e orgulho para a comunidade, pois são pessoas de bem, conscientes das suas decisões e valorizam o que tem”, destaca.

Gislaine Pontes Fernandes, coordenadora dos projetos sociais da Copacol, esteve acompanhando a feira e destacou a importância do projeto para a formação dos alunos com base nos princípios cooperativistas.

“A cooperação é a essência deste programa que ajuda tantas crianças e integra a famílias às escolas, e esta é uma responsabilidade da Copacol através do Cooperjovem. Estes alunos estão de parabéns por toda dedicação e envolvimento neste projeto”, enaltece Gislaine.

A Feira do Empreendedor Mirin aconteceu uma vez por ano, sempre no segundo semestre, e envolve alunos dos 4º anos, totalizando 80 crianças.