Portal do Agronegócio

17/09/2019
Ocepar promove Fórum sobre a legislação do Selo Combustível Social

Ocepar promove Fórum sobre a legislação do Selo Combustível Social
O evento foi realizado na Copacol em Cafelândia

O Sistema Ocepar promoveu hoje dia 17, o Fórum sobre o Selo Combustível Social, com a presença de profissionais das cooperativas paranaenses.

Durante o evento foram repassadas informações com o objetivo de uniformizar o entendimento sobre as normas mais recentes publicadas pelo Ministério da Agricultura relativas ao tema, como a Portaria nº 144, que trata da concessão, manutenção e uso do Selo Combustível Social, e a de nº 174, que dispõe sobre a participação e a habilitação de cooperativas como fornecedoras de matéria-prima e prestadoras de serviço de assistência técnica e extensão rural no âmbito do Programa Selo Combustível Social.

O Fórum pode auxiliar as cooperativas para efetivamente participarem do programa e proporcionar maior entendimento do mercado de biocombustíveis.

A abertura do evento foi feita pelos presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e da Copacol, Valter Pitol.

Logo após o coordenador técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Paulo César Dias do Nascimento Junior, apresentou a palestra a respeito da atuação do cooperativismo nas discussões sobre o Selo Combustível Social.

Andrea Cristina Veloso, da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, esclareceu como as cooperativas podem se preparar para operacionalizar o Selo Combustível Social, com enfoque nas Portarias 144 e 174.

O coordenador de Crédito Rural da Emater/PR, Osmar Schultz, abordou as estratégias da Emater para a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - pessoa física no Paraná.

Já o economista-chefe da Abiove, Daniel Amaral Furlan, falou sobre a questão do mercado e as perspectivas para o biodiesel.

Segundo o presidente da Ocepar o Fórum foi importante e esclareceu os representantes das cooperativas, sobre a viabilidade e as normativas da produção e do mercado de biocombustíveis.

“Tivemos a oportunidade de conhecer as mudanças que ocorreram no selo do combustível social e como as cooperativas, vão poder participar do programa junto com os seu cooperados”, destaca o presidente Ricken.

Para o presidente Pitol da anfitriã Copacol, o Fórum foi a oportunidade de esclarecer e apresentar, como a Copacol pode participar deste mercado com o objetivo de remunerar melhor os produtores da soja.