Portal do Agronegócio

10/10/2019
Jovens participam de treinamento vivencial em Campo Mourão

Jovens participam de treinamento vivencial em Campo Mourão
Compartilhar conhecimento, ajuda mutua, cooperação em equipe e muita disposição não faltou no treinamento vivencial de jovens cooperativistas, realizado pela Copacol em parceria com o Sescoop/PR. O treinamento aconteceu nessa quarta-feira, 09, no Quintal da AME em Campo Mourão e reuniu 29 jovens associados, filhos e netos de cooperados.

O objetivo foi criar vínculos entre os grupos e fortalecer os princípios cooperativistas, com foco na sucessão familiar e a responsabilidade de cada um diante de suas futuras gestões, como destaca Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de cooperativismo da Copacol.

“Os jovens são o futuro da Cooperativa e juntos podemos ir mais longe, alcançar nossos objetivos com base nos princípios cooperativistas, além do grande papel que cada um deles têm nas gestões das atividades da família. Com estas ações desenvolvidas com os jovens iremos prepará-los e assim contribuir para a construção de futuro muito melhor para o agronegócio da nossa região”, destacou Elizete.

Pela primeira vez, o jovem Sérgio Eduardo de Freitas, de Nova Aurora, participou do treinamento vivencial em Campo Mourão e destacou a oportunidade que Copacol oferece aos jovens para se fortalecerem.

“O treinamento foi bem desenvolvido, com objetivos importantes em que percebemos a necessidade do cooperativismo em nosso dia a dia. Este tipo de treinamento sempre traz muita aprendizagem e é ótimo para a evolução dos jovens. As oportunidades que a Copacol oferece para os filhos dos associados é algo incrível”, enaltece Sérgio.

A jovem Edivania Ferrari, também de Nova Aurora, participou pela 6ª edição deste treinamento vivencial, mas ressalta que é sempre tem algo novo e um aprendizado diferente para todos os jovens. “Estamos em constante construção mesmo que estejamos há mais tempo no grupo. Todos nós aprendemos e adquirimos experiências uns com os outros”, afirma.

Edivania ainda ressalta o sentimento de gratidão por poder contribuir com os jovens que estão iniciando no grupo. “Hoje nós somos a base para os mais jovens e isso nos deixa muito feliz, porque estamos compartilhando novos desafios. Acreditamos que juntos podemos transformar a realidade do jovem no campo”, destaca.

Dinâmicas
Durante todo o dia, os jovens desenvolveram diversas atividades com foco no planejamento, divisão de tarefas, tomada de decisões, analise de fatores externos de interferência, adaptação em situações adversas e de improviso, mantendo o equilíbrio emocional, de liderança e a resiliência.
Ao final, os jovens realizaram uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas, reconhecendo erros e acertos que influenciaram nos resultados das equipes.