Diretores da Itaipu, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e das principais cooperativas e associações de classe do Oeste do Paraná estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (16), na sede da Frimesa, em Medianeira (PR).
Na pauta, os principais desafios para o desenvolvimento da região e a disposição para celebrar parcerias para o enfrentamento desses desafios.
Foi o primeiro compromisso do diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, com as lideranças do agronegócio na região. "É uma satisfação e uma alegria muito grande encontrar esses empreendedores que tanto fazem pela região e pelo País", afirmou o general, que apresentou um panorama de seus quase oito meses à frente da diretoria brasileira da binacional.
"Estamos fazendo uma gestão austera, reduzindo gastos desnecessários e procurando tornar a empresa mais eficiente e competitiva para o período pós-2023. Ao mesmo tempo, estamos buscando investir em obras estruturantes, que possam deixar um legado para a região", destacou.
O presidente da Frimesa, Valter Vanzella, fez uma apresentação sobre a empresa, que congrega cinco cooperativas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato) e faturou cerca de R$ 3 bilhões em 2018. A seguir, o diretor executivo da Frimesa, Elias José Zydek, falou como vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, dando um panorama dos principais eixos de atuação da iniciativa: infraestrutura e logística; energia; saneamento; sanidade agropecuária; Sistema Regional de Inovação (SRI), educação empreendedora; e garantia da propriedade rural.
O diretor-superintendente do PTI, general Eduardo Castanheira Garrido, também abordou as atividades desenvolvidas pelo PTI, que recentemente passou por uma revisão de seu planejamento estratégico, passando a estruturar suas ações em quatro áreas temáticas: agronegócio, energia, turismo e cidades, e segurança. "O agronegócio, para nós, é muito importante e estamos abertos a novas parcerias. Queremos, por exemplo, trazer startups ligadas a este setor para dentro do PTI", afirmou.
Segundo o presidente da Copacol Valter Pitol, a região, que tem grande parte da sua vocação econômica na produção frangos, suínos e leite e agora o peixe e para promover ainda mais o desenvolvimento e a geração de empregos e distribuição de renda no campo e na cidade, parcerias como esta são fundamentais para melhorar a infraestrutura e garantir a competitividade das empresas do Oeste.
Também estiveram presentes o diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell; os presidentes das cooperativas Copagril, Ricardo Silvio Chapla; Lar, Irineo da Costa Rodrigues; C. Vale, Alfredo Lang; Primato, Ilmo Werle Welter; e Coopavel, Dilvo Grolli, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz (Acifi), Faisal Mahmoud Ismail; entre outros representantes das principais forças econômicas do Oeste.
Compromisso com o desenvolvimento do Oeste do PR
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol fortalece o protagonismo feminino com formação e desenvolvimento
O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais força no agronegócio brasileiro, e as mulheres têm se destacado como protagonistas nesse movimento. Com esse...
Compartilhar
Busão da Imaginação leva alegria e conhecimento para crianças do distrito de Marajó
Uma viagem pelo mundo sem precisar sair do lugar. Assim foi mais uma ação do Busão da Imaginação, desta vez na Unidade de Universo. Crianças da Escola...
Compartilhar
Cooperados do Sudoeste concluem capacitação em Gestão Rural
Administrar uma propriedade rural exige muito mais do que experiência prática no campo. Os desafios do mercado, a necessidade de planejamento e o acompanhamento...