Portal do Agronegócio

18/10/2019
Copacol lança Projeto Excelência em Produtividade

Copacol lança Projeto Excelência em Produtividade
Depois do sucesso do Projeto 160, lançado em 2011 e do Projeto 440, em 2015, a Copacol lançou na noite desta quinta-feira dia 17 na Aercol em Nova Aurora, o projeto Excelência em Produtividade, cuja a meta é atingir 460, sacas de soja e milho por alqueire até o ano de 2023, sendo 180 sacas de soja em média e 280 sacas de milho.

Além da presença de mais de 190 produtores de todas as Unidades da Cooperativa, que foram convidados a participar desta primeira edição do Projeto, o evento contou com a presença da equipe agronômica da Copacol e também da diretoria executiva, que prestigiou a cerimônia de lançamento.

Os profissionais que atuam no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), expuseram com muita clareza, toda a dinâmica do Projeto e os dados das pesquisas sobre técnicas de correção de solo, clima de cada região, bem como de solo, cultivares de soja mais adequadas para cada área e de híbridos para cada época de plantio, condições de clima e solo, variando de região para região.

Para o cooperado do município de Tupãssi, Arlindo Paulus, a expectativa do produtor é produzir cada vez mais, buscar excelência em produtividade e obter mais resultados financeiros e a Cooperativa está dando está oportunidade através deste Projeto desafiador.

Ele lembrou da época em que se produzia bem menos e a cada ano através das pesquisas e da aplicação das tecnologias incentivadas pela Cooperativa se colhe cada vez mais. “Acredito que o que depender de nós produtores e da Cooperativa, vamos alcançar essa meta com muito sucesso”, conclui Arlindo Paulus.

O engenheiro agrônomo, João Maurício Roy, pesquisador responsável do CPA, diz que apesar da condição climática no momento ser desfavorável, avaliação da solenidade de lançamento do Projeto Excelência é positiva. “Com a adoção das tecnologias e manejos adequados, o cumprimento das recomendações feitas pelo CPA e equipe técnica, temos condições de alcançar a proposta do projeto que são 460 sacas de soja e milho o alqueire por ano”, destaca João.

Segundo ele, os projetos anteriores também foram desafiadores e as metas foram atingidas e diante disso está confiante que com a contribuição e o entendimento do produtor, aliado as recomendações técnicas e clima favorável, o Projeto Excelência também terá sua média de produção superada.

O presidente da Cooperativa, Valter Pitol, que se fez presente na cerimônia de lançamento, destaca a importância do Projeto para os cooperados. “Com a adoção das tecnologias pelos nossos associados, sustentados pelo nosso Centro de Pesquisa e equipe agronômica, temos a certeza que teremos a excelência em produtividade de soja e milho, o que viabiliza a atividade”, diz Pitol.

Segundo ele, com o incentivo ao aumento de produtividade, a Copacol está contribuindo e fazendo a sua parte que é buscar as informações técnicas para que o produtor possa produzir cada vez mais. “Esse é papel da Cooperativa, buscar tecnologia para que o produtor posse ser cada mais eficiente e essa eficiência se transforma em resultado econômico”, destaca o presidente.