Portal do Agronegócio

02/12/2019
Professores apresentam conclusão dos projetos do Cooperjovem

Professores apresentam conclusão dos projetos do Cooperjovem
Na sexta-feira, 29 de novembro, cada uma das escolas participantes do Programa Cooperjovem apresentou o projeto desenvolvido junto aos alunos durante o ano. Ao todo, 15 trabalhos foram realizados com participação de aproximadamente 600 alunos dos quartos anos.

O projeto é uma parceria da Copacol, o Sescoop/Pr e escolas municipais de Iracema, Nova Aurora, Formosa e Goioerê, cujo foco é a cooperação.

A coordenadora Suzana Regina de Gois, da Escola Cecília Meireles de Goioerê, destacou o projeto Cooper Horta desenvolvido pelos alunos e tem o apoio de professores, dos pais e vários outros voluntários.

“Este projeto já existia na escola, mas tivemos que reinventar. Planejamos e buscamos aplicar uma prática diferente e com pessoas dispostas a ajudar. Hoje, com o projeto em andamento, os alunos cultivam o próprio alimento como alface, couve, pimentão, tomate, salsinha e cebolinha, entre outros alimentos importantes para uma boa alimentação”, explicou a professora.

Suzana falou ainda do envolvimento e a dedicação de todas as pessoas envolvidas no projeto e também ressaltou a importância do projeto para a educação do município.

“Conseguimos concretizar o projeto com sucesso, porque houve a participação e a cooperação, que é o foco do Cooperjovem. Além disso, os alunos se sentem valorizados pelo trabalho que eles desenvolvem e por todo o apoio que a Cooperativa oferece para a execução dos projetos. Todo esse apoio faz a diferença em nossa educação”, afirma.

A instrutora do Cooperjovem pelo Sescoop/Pr, Maria Inês Bento, avaliou de maneira positiva todos os projetos desenvolvidos e resultado de cada um deles, enaltecendo o aprendizado dos alunos.

“Nós avançamos mais um passo rumo a uma educação mais cooperativa. Foram muitas conquistas ao longo do caminho como a inclusão, a participação da família na escola, o relacionamento, dentre tantas outras. As escolas estão de parabéns por sempre inovarem em seus projetos e os alunos por desenvolver de maneira tão dedicada”, enaltece Maria Inês.

Para finalizar, a coordenadora dos projetos sociais da Copacol, Gislaine Pontes Fernandes, parabenizou todos os professores e os alunos envolvidos no projeto. “Realmente os alunos e os professores se dedicaram para concluírem os projetos e todos ganham com os resultados. Isso é cooperação e é cooperativismo”, acredita.