Portal do Agronegócio

05/12/2019
Palestra aborda biossegurança na bovinocultura de leite

Palestra aborda biossegurança na bovinocultura de leite
Um dos assuntos que estão em pauta no momento, principalmente nas atividades de produção animal, é a biossegurança da produção, que foi tema de palestra direciona aos bovinocultores de leite, que estão integrados à Copacol na atividade.

Os produtores tiveram a oportunidade de participar na manhã desta quarta-feira dia 04, de uma palestra ministrada pelo médico veterinário especializado em agronegócio, Frederico Graça, da empresa Vaccinar, parceira da Cooperativa.

Durante o encontro, o médico veterinário falou sobre as novas tendências para produção de leite e a constante busca na superação dos desafios que a atividade deve passar, acima de tudo nas questões de biossegurança.

Segundo ele, atualmente a biossegurança está diretamente ligada à qualidade. “As barreiras sanitárias devem ser respeitadas, mas a biosseguridade não está ligada somente a esta questão. Não adianta termos uma boa proteção de nossas estruturas, se não fazemos um bom manejo no dia a dia. São vários os fatores que se devem adotar para que possamos manter e melhorar ainda mais a qualidade do leite”, disse Frederico.

Ele enaltece a iniciativa da Copacol, que se mostra preocupada com essa questão e diante disso procura capacitar o produtor integrado na busca pela qualidade do leite e consequentemente para manter e melhorar o padrão de qualidade do seu produto, o que reverte em ganhos à Cooperativa e ao produtor.

O bovinocultor de leite, Edson Rech, que se destaca na atividade com o maior volume de leite entregue mensalmente a Frimesa, viu na palestra uma grande oportunidade de melhorar sua produção, mas acima de tudo a qualidade do produto e amenizar o risco de doenças com a implantação de barreiras de sanitárias na propriedade.

Há pouco tempo na atividade leiteira, Edson se diz satisfeito com o negócio, o qual trabalha em parceria com a Cooperativa. “Tivemos a oportunidade de visualizar durante a palestra os riscos e de como podemos melhorar a realidade de cada um de imediato, a médio e longo prazo”, destaca Edson.

Como forma de agradecer a participação do produtor no evento, no fim do encontro cada um dos participantes ganharam uma caixa térmica com a logomarca da Copacol como lembrança.

O supervisor de Suínos e Leite da Copacol, Vadecir Mauerwerk, diz que o objetivo do encontro foi alcançado com êxito. “Todos os participantes tiveram a oportunidade de vislumbrar, diante das suas realidades, oportunidades para ganhos e melhorias sanitárias e de segurança alimentar em suas propriedades, atribuindo assim cada vez mais qualidade ao produto final obtido em nossas integrações”, destaca Mauerwerk.