Portal do Agronegócio

09/01/2020
Especialista avalia 2020 para bons negócios

Especialista avalia 2020 para bons negócios
“Este ano não será diferente de outros anos. Teremos muitas variáveis que irão influenciar no mercado brasileiro. Cabe ao produtor aproveitar que os preços estão bons para fazer negócio”, avalia o consultor Paulo Roberto Molinari, durante palestra realizada no 29º Dia de Campo da Copacol.

Atuando há 28 anos em análise econômica e de mercados agrícolas, Paulo também é especialista nos segmentos de milho e carnes, e Diretor Técnico da empresa da SAFRAS & Mercado.

Durante a palestra, Paulo falou sobre o cenário atual do mercado agrícola e também de carne, analisando diversos fatores que podem influenciar nos preços comerciais de uma produtora, como o clima, safra dos Estados Unidos 2019 ainda em aberto, acomodação do câmbio, fluxo de capitais e reformas no Brasil, fluxo de embarques de soja, possível acordos comerciais entre Estados Unidos e China, entre outros.

“A verdade é que 2020 já começou. A expectativa que tínhamos no ano passado já é realidade hoje, porque os preços estão acima dos custos de produção e dando margem ao produtor” acrescenta o especialista.

O jovem Gabriel Eduardo Casacci, de Palmitolândia, acompanhou pela primeira vez o Dia de Campo da Copacol e acredita que a agricultura vai evoluir muito nos próximos anos.

“Gostei de ter participado deste evento porque aqui tem muita informação que podemos agregar em nossa atividade. Vejo que a agricultura está em evolução e vai continuar crescendo. Por isso precisamos acompanhar essas mudanças, investindo em tecnologias em busca de maior produtividade e rentabilidade” afirma Gabriel.