Portal do Agronegócio

10/01/2020
Dia de Campo: Embrapa apresentou alternativas para o manejo de plantas daninhas

Dia de Campo: Embrapa apresentou alternativas para o manejo de plantas daninhas
Durante o Dia de Campo Copacol 2020, os cooperados puderam acompanhar a palestra técnica com o tema ‘Alternativas para o manejo de plantas daninhas de difícil controle no sistema de produção soja-milho segunda safra’. A apresentação foi feita pelo pesquisador de plantas daninhas da Embrapa Soja, Fernando Adegas.

Durante a palestra o pesquisador explicou que as plantas daninhas são as principais causadoras de perdas de produtividades e custos altos de produção. “Se não tomarmos providências hoje, o custo e a dificuldade para o controle vão ficar cada vez maiores. Por isso, precisamos pensar no agora e no futuro, como a Cooperativa está fazendo e apresentando os manejos adequados para controle destas principais plantas existentes na região de atuação da Cooperativa”, alerta Fernando.

O pesquisador também falou que muitas tecnologias estão surgindo, mas é preciso buscar informações e para saber como utilizá-las. “As plantas daninhas foram deixadas de lado depois do surgimento da soja RR e os produtores começaram a utilizar o glifosato para controlar diversos tipo de plantas. Porém, nos últimos anos começaram a surgir plantas resistentes a esse produto, como a buva e o amargoso”, explica.

Fernando alertou ainda que os produtores devem fazer o controle constantemente, pois esses tipos de plantas daninhas aparecem o ano todo, também na cultura do milho.