Portal do Agronegócio

29/07/2011
Jovens cooperativistas se reúnem no Jovemcoop

Jovens cooperativistas se reúnem no Jovemcoop
Os jovens associados e filhos de associados das principais Cooperativas do Paraná estiveram reunidos na última semana, em Londrina, onde aconteceu a 20ª edição do Jovemcoop - Encontro Estadual da Juventude Cooperativista. A abertura do evento contou com a presença de representantes do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).
No evento, a Copacol esteve representada por 38 participantes dos Grupos de Jovens da Cooperativa, que compartilharam com os demais, as experiências vivenciadas junto ao cooperativismo na região Oeste. Entre os participantes que representaram a Copacol, esteve o associado Cezar Célio Cerneck, que compartilhou com os jovens a sua experiência como participante do Jovemcoop durante 10 anos.
O especialista em Comunicação e Marketing, Dado Schneider, ministrou palestra sobre os conflitos envolvendo as gerações X e Y. O engenheiro agrônomo da Ocepar, Robson Mafioletti, destacou em sua palestra as tendências do agronegócio, o potencial de crescimento do setor agrícola no país e o papel dos jovens nesse novo contexto da agropecuária nacional. Outro destaque do encontro foi a participação do Professor Pachecão, precursor do estilo "aula show" e que ministrou uma palestra com o foco na motivação dos jovens.
O diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol, ressaltou a importância dos Grupos de Jovens e a participação nos eventos. “Esse trabalho une ainda mais o jovem e a Cooperativa, promovendo integração, além de conhecimento a todos que fazem parte dos grupos. Também prepara o jovem para a sucessão da propriedade rural, o que assegura a continuidade dos trabalhos da família no campo”, ressaltou Pitol.
Vanderleia Oenning, é integrante do grupo de Nova Aurora, mas reside na área rural do Distrito de Palmital, e, segundo ela, através do Grupo de Jovens, tem tido não só incentivo, mas também orientação sobre como dar continuidade nos negócios da família. “Através do Grupo de Jovens da Copacol, eu e meu irmão, que já é associado, tivemos a oportunidade de participar do Jovemcoop, evento que agregou mais conhecimentos que contribuem em nosso dia a dia no campo e também com as atividades realizas pela nossa família”, afirma.