Produtores de leite integrados à Copacol participaram nesta semana do primeiro encontro para análise dos resultados da "Gestão de controle leiteiro".
O projeto realizado em parceria da Copacol com a APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), funciona da seguinte forma:
O produtor realiza a coleta de uma amostra de leite de cada vaca, uma vez por mês, sem interrupções. Essas amostras vão para a APCBRH que faz a análise de produção; contagem de células somáticas; gordura; proteína; ureia e lactose.
Na reunião então, o médico veterinário e supervisor de campo parleite da APCBRH, Avelino Manuel F. Correia, apresentou os números de cada cooperado, comparando também a média naqueles quesitos dos associados da Copacol com os de outras empresas.
"A partir disso, podemos avaliar mensalmente animal por animal, sobre o que pode ser melhorado e de que forma fazer isso, melhorando a sanidade do rebanho no quesito mastite e nutricional, agindo direto no animal, comentou o médico veterinário da Cooperativa, Gilvani Meurer que ainda destacou que no segundo semestre será realizado outro encontro com os resultados desde agosto 2019 até agosto 2020.
"Assim analisaremos a produção de leite e a qualidade também nas diferentes estações do ano . Podendo visualizar a evolução do rebanho, índices de novos casos, taxa de cura e animais crônicos", finalizou.
Para a produtora Kamila Tozzo, participar destes treinamentos ajuda os cooperados a ter uma visão mais ampla da atividade.
"É muito positivo poder observar e comparar os resultados de diferentes propriedades, aprender e identificar oportunidades de melhoria. O controle leiteiro é uma ferramenta importantíssima dentro da atividade leiteira, bem como saber avalia-lo e tomar as medidas necessárias para alcançar as metas estabelecidas", explicou.
O gerente da integração de leite da Copacol, Leonardo Dornelles, destacou a importância deste encontro.
"Os produtores foram orientados em como interpretar os resultados das análises do leite produzido na sua propriedade, e como tomar as decisões em conjunto com a equipe técnica da Copacol. As ações no campo podem ser mais assertivas quando usamos a ferramenta do controle leiteiro, gerando maior lucratividade para o nosso produtor integrado", finalizou.
Produtores participam do projeto "Gestão de controle leiteiro"
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Copacol e Agências do Trabalhador: parceria que transforma vidas e impulsiona o desenvolvimento
Com mais de 16,2 mil colaboradores, 10,6 mil cooperados e faturamento de R$ 10,6 bilhões, a Copacol segue consolidando seu papel como uma das principais...
Compartilhar
Com excelentes desempenhos, cooperados se destacam nas integrações Copacol
Referência e pioneira no sistema de integração nas atividades de produção animal, como Suinocultura, Avicultura, Piscicultura e Bovinocultura de Leite,...
Compartilhar
Seminários Técnicos levam conhecimento e resultados aos cooperados
A evolução da produtividade no campo passa por muitas pesquisas. Por isso, o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) desenvolve, ao longo de todo o ano, estudos...