Portal do Agronegócio

13/03/2020
Produtores participam do projeto “Gestão de controle leiteiro”

Produtores participam do projeto “Gestão de controle leiteiro”
Produtores de leite integrados à Copacol participaram nesta semana do primeiro encontro para análise dos resultados da “Gestão de controle leiteiro”.

O projeto realizado em parceria da Copacol com a APCBRH (Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa), funciona da seguinte forma:
O produtor realiza a coleta de uma amostra de leite de cada vaca, uma vez por mês, sem interrupções. Essas amostras vão para a APCBRH que faz a análise de produção; contagem de células somáticas; gordura; proteína; ureia e lactose.

Na reunião então, o médico veterinário e supervisor de campo parleite da APCBRH, Avelino Manuel F. Correia, apresentou os números de cada cooperado, comparando também a média naqueles quesitos dos associados da Copacol com os de outras empresas.

“A partir disso, podemos avaliar mensalmente animal por animal, sobre o que pode ser melhorado e de que forma fazer isso, melhorando a sanidade do rebanho no quesito mastite e nutricional, agindo direto no animal, comentou o médico veterinário da Cooperativa, Gilvani Meurer que ainda destacou que no segundo semestre será realizado outro encontro com os resultados desde agosto 2019 até agosto 2020.

“Assim analisaremos a produção de leite e a qualidade também nas diferentes estações do ano . Podendo visualizar a evolução do rebanho, índices de novos casos, taxa de cura e animais crônicos”, finalizou.

Para a produtora Kamila Tozzo, participar destes treinamentos ajuda os cooperados a ter uma visão mais ampla da atividade.

"É muito positivo poder observar e comparar os resultados de diferentes propriedades, aprender e identificar oportunidades de melhoria. O controle leiteiro é uma ferramenta importantíssima dentro da atividade leiteira, bem como saber avalia-lo e tomar as medidas necessárias para alcançar as metas estabelecidas", explicou.

O gerente da integração de leite da Copacol, Leonardo Dornelles, destacou a importância deste encontro.

"Os produtores foram orientados em como interpretar os resultados das análises do leite produzido na sua propriedade, e como tomar as decisões em conjunto com a equipe técnica da Copacol. As ações no campo podem ser mais assertivas quando usamos a ferramenta do controle leiteiro, gerando maior lucratividade para o nosso produtor integrado", finalizou.