Intercooperação, adesão voluntária, interesse pela comunidade, autonomia, participação econômica dos membros e educação: esses são sete princípios do cooperativismo, que neste sábado está em festa.
Todo primeiro sábado do mês de julho é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, quando diversas apresentações culturais são organizadas. Nesta edição, 04/07, entre 13h e 15h, as atrações do Dia C serão transmitidas ao vivo pelo canal no youtube da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), pelo www.youtube.com/sistemaocepar.
A Copacol será representada pela apresentação da família Pauvels, com a interpretação da música O Colono, do Teixeirinha. O presidente da Copacol, Valter Pitol, também participa da transmissão, além do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, do governador Ratinho Júnior e do secretário de Saúde Beto Preto.
O sistema está em 150 países ao redor do mundo, com três milhões de cooperativas, 1,2 bilhão de cooperados e 280 milhões de colaboradores. No Brasil são 6.828 cooperativas, 15 milhões de cooperados e 425.318 colaboradores, conforme a Organização das Cooperativas Brasileiras.
Pioneira no oeste paranaense, a Copacol é referência no agronegócio, desenvolvendo atividades que englobam uma transformação capaz de garantir um lugar mais justo e melhor para todos. Padre Luis Luise e 32 agricultores, em 1963, deram partida a esse sonho que hoje é realidade. "Nossa região se tornou o berço do cooperativismo no Paraná. Era pra ser apenas uma usina de energia elétrica. Mas a riqueza da nossa região fez os planos aumentarem. Com o passar dos anos, a cooperativa se transformou, com a vinda de novos negócios, desde o recebimento de grãos até as integrações ? e hoje se tornou uma referência para o nosso agronegócio e o cooperativismo brasileiro", afirma Pitol.
Os frutos do cooperativismo chegam até o comércio, a indústria ? todas as empresas ganham com essa valorização do campo. "Nossas atividades garantem emprego e renda de maneira direta e indireta em toda região. São mais de 10 mil colaboradores que atuam nas diferentes áreas da cooperativa e das indústrias. Temos também a Unitá, com mais 4 mil colaboradores, em parceria com a Coagru. A Copacol e o cooperativismo dão um grande exemplo para o mundo, que é possível crescer com cooperação", diz Pitol.
O presidente da Copacol enaltece também a atuação dos cooperados. "Aqui todos encontram a segurança necessária dos seus negócios, seguir em frente, crescer e se manter no caminho da cooperação. Dentro da cooperativa temos novas oportunidades, novos desafios de crescimentos e sonhos. São mais de 6 mil cooperados, junto com suas famílias, que trabalham muito e fortalecem a nossa cooperativa. Quero desejar a todos um feliz Dia Internacional do Cooperativismo, um grande exemplo de trabalho conjunto, que beneficia a todos!", finaliza Pitol.
Valter Pitol destaca o cooperativismo e a atuação pioneira da Copacol
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Busão da Imaginação leva alegria e conhecimento para crianças do distrito de Marajó
Uma viagem pelo mundo sem precisar sair do lugar. Assim foi mais uma ação do Busão da Imaginação, desta vez na Unidade de Universo. Crianças da Escola...
Compartilhar
Cooperados do Sudoeste concluem capacitação em Gestão Rural
Administrar uma propriedade rural exige muito mais do que experiência prática no campo. Os desafios do mercado, a necessidade de planejamento e o acompanhamento...
Compartilhar
Reuniões Semestrais de Avicultura reforçam biosseguridade e planejamento no campo
Manter-se bem informado sobre o desempenho da atividade é um diferencial para o cooperado que busca resultados consistentes. Por isso, as Reuniões Semestrais...