Portal do Agronegócio

13/07/2020
James Morais participa de live e destaca incentivo à atuação do jovem no campo

James Morais participa de live e destaca incentivo à atuação do jovem no campo
A participação dos jovens na agricultura paranaense foi destacada pelo diretor vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais, na live sobre as Boas Notícias do Agronegócio, promovida pela Martinelli Advogados.

Duas grandes ações aplicadas na Copacol incentivam a sucessão familiar nas propriedades: Programa da Liderança Jovem e Conecta Copacol. “Temos três gerações diferentes nas propriedades, cada uma com uma participação diferente nas propriedades. Não podemos perder de vista nosso foco, que é o cooperado – a cooperativa existe para atendê-lo. Queremos com esses programas trazer os jovens para a Cooperativa e aumentar a participação deles”, afirma Morais.

No Conecta Copacol os jovens implantam nas propriedades ações tecnológicas envolvendo a Cooperativa por meio de ampla assistência técnica. No Programa Liderança Jovem o trabalho está voltado à formação de novas lideranças no mundo cooperativo.

PISCICULTURA
Com 12 anos de atuação na psicultura, a Copacol é pioneira brasileira na aposta da tilápia. Outro tema debatido por Fernando de Morais durante a transmissão. A Cooperativa produz 110 toneladas de tilápia ao dia, com 600 hectares de lâmina de água.

A comercialização predominante ainda ocorre no mercado interno. “Acreditamos muito no pescado. Antes de 2008 faltava integração em todo o processo: alevinos, ração e venda. A Copacol trouxe à psicultura o mesmo conceito de integração de aves e suínos. Hoje temos uma unidade de produção de alevinos, com melhoramento genético; temos a ração com toda composição ideal; e o produtor não precisa de capital de giro – ele passa a ter uma segurança por saber que receberá os alevinos e entregará a produção à Cooperativa, tendo uma remuneração justa".

FUTURO
Diante do atual cenário econômico, o vice-presidente da Copacol também deixou uma mensagem de otimismo em relação ao futuro. “Temos plena consciência de que vamos sair deste momento ainda mais fortes, produzindo, aumentando as áreas de produção, melhorando a produtividade, aumentando a participação no mercado externo e suprindo o país com alimentos. Acreditamos muito no agronegócio e na capacidade do produtor em batalhar, levando nosso país para frente”, declara Morais.

Também participaram da live o presidente da Frimesa, Elias Zydek, e o presidente da Lar, Irineo Rodrigues, além dos mediadores Ricardo Costa Bruno, sócio da Martinelli Advogados, e Fábio Gomes, gerente Martinelli Advogados em Cascavel.