Portal do Agronegócio

28/07/2020
Colheita do milho avança na região da Copacol

Colheita do milho avança na região da Copacol
Com o tempo seco, os produtores rurais aceleram a colheita do milho no Paraná antes da volta da chuva, prevista já para esta terça-feira nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado. O mais recente boletim do Deral (Departamento de Economia Rural) aponta que 26% das áreas produtivas paranaenses já foram colhidas.

Na área de atuação da Cooperativa no Oeste, aproximadamente 50% da área cultivada pelos cooperados com a cultura do milho de inverno já foi colhida. Nesta safra foram cultivados pelos produtores 150 mil hectares.

Além da semeadura tardia da safra de milho e da seca que atingiu as plantas no início do cultivo, ventos fortes danificaram as plantações no estágio final, próximo da colheita. Em algumas regiões, a produtividade teve redução de apenas 5% - já em outras os impactos foram maiores, chegando a uma redução de 40%. “O clima interferiu consideravelmente no ciclo da cultura. Algumas regiões as chuvas foram um pouco mais regulares em outras menos, o que causou uma grande variação na condição das lavouras na região da Copacol”, diz o engenheiro agrônomo, Tiago Madalosso.

Com relação ao recebimento da safra, Tiago diz que os investimentos realizados pela Cooperativa nas estruturas para agilizar o processo de recebimento, secagem e fluxo dos grãos estão atendendo as demandas, inclusive neste momento de pandemia todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação estão sendo cumpridos, preservando assim a saúde e a vida de cooperados e colaboradores.

Além das unidades de recebimento de grãos em Cafelândia, Nova Aurora, Goioerê, Tupãssi, Jesuítas e Iracema do Oeste, a Copacol está atuando com o recebimento da primeira safra em Pérola do Oeste, Pranchita e Capanema. “Estamos com uma qualidade do milho muito boa. A colheita está em andamento há mais de um mês e os produtores estão animados, apesar da estiagem que afetou as plantações”, afirma Lucas Grandis de Lima, supervisor da unidade de Capanema.