Portal do Agronegócio

30/07/2020
Sementes Premium garantem eficiência e produtividade na safra

Sementes Premium garantem eficiência e produtividade na safra
Tolerância as condições adversas no momento da semeadura e segurança no estabelecimento da cultura são características constatadas pelos agricultores que usaram as Sementes Premium da Copacol. O planejamento nas propriedades está em andamento para a próxima safra de soja e muitos produtores decidiram adquirir novamente o produto devido a eficiência comprovada a campo.

O produtor Helder Aparecido Orlando, do Distrito de Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia, chegou a colher 200 sacas de soja por alqueire, mesmo com condições climáticas desfavoráveis. “Tive uma produtividade muito boa. A seca pegou forte em algumas áreas, mesmo assim a medição em produtividade ficou bem acima do esperado. A Semente Premium aguenta muito tempo sem água. Chegamos a ficar 24 dias com a semente na terra – sem chuva. Quando veio a umidade, a germinação aconteceu com força”, diz o produtor.

Para o próximo plantio em setembro, Helder já adquiriu o produto. “Bem provável que tenhamos novamente um período de estiagem. A Semente Premium dá uma segurança maior de que mesmo com pouca umidade na semeadura temos segurança do estabelecimento da lavoura”.

Com processos de produção diferenciados e rígido controle de qualidade, a categoria de sementes Premium da Copacol se caracteriza pela alta qualidade fisiológica e tratamento de sementes diferenciado. Além de gerar segurança na semeadura e estabelecimento das lavouras, sementes de alta qualidade fisiológica geram diferenças na produtividade final quando comparadas a lavouras semeadas com sementes de baixo vigor. “O objetivo da Copacol com as Sementes Premium é ofertar aos cooperados um produto com os mais altos padrões de qualidade e consequentemente maior segurança no momento da semeadura. Todo controle de qualidade é realizado no laboratório de sementes no CPA [Centro de Pesquisas Agrícolas]. Para garantir a qualidade desejada são realizados vários testes, desde a colheita do campo em Santa Catarina, durante o processo de armazenagem, após o tratamento das sementes e próximo a semeadura pelo cooperado no campo”, afirma o engenheiro agrônomo, Tiago Madalosso.

O ganho em produtividade também foi conferido pelo cooperado Eraldo Mandrick que plantou as Sementes Premium em parte da área na última safra de soja e agora vai utilizar o produto em 100% da área. “Vou usar as Sementes Premium em toda propriedade. O resultado foi muito positivo. Na média geral colhemos 185 sacas por alqueire, mas em algumas áreas o pico foi de 200 sacas. Ficou acima do que esperávamos”.

ORIGEM DAS SEMENTES
As sementes de soja são oriundas de regiões de alta aptidão para produção, como Abelardo Luz e Campos Novos, em Santa Catarina. A elevada altitude dessas regiões garante temperaturas mais baixas, menor pressão de percevejos e redução do intervalo entre a colheita das sementes e sua semeadura no campo. Além disso os produtores de sementes da Copacol são especialistas na área, com equipamentos, infraestrutura e conhecimento que garantem alta qualidade das sementes produzidas.

CONTROLE DE QUALIDADE
Para chegar a resultados cada vez mais expressivos a Copacol conta com laboratório próprio para as análises de sementes e controle de qualidade. O laboratório atua há 42 anos e conta com colaboradores focados no controle de qualidade das sementes comercializadas pela Cooperativa. São analisadas as culturas da soja, milho e trigo, entre outras espécies para cobertura vegetal, com mais de 6 mil análises por ano, incluindo testes de germinação, vigor, tetrazólio e sanidade das sementes.

TRATAMENTO DAS SEMENTES
Além da alta qualidade fisiológica, as sementes Copacol contam com análises sanitárias para identificar os patógenos e direcionar os fungicidas que serão utilizados no tratamento das sementes de acordo com a demanda de cada safra. Isso garante a assepsia das sementes e proteção inicial das plântulas no campo.

PRODUTIVIDADE 460
Buscando o aumento contínuo dos índices produtivos dos cooperados a Copacol a Copacol trabalha com projetos para o aumento da produtividade nas culturas mais trabalhadas pelos cooperados. O projeto Excelência produtividade 460 tem por objetivo elevar a produtividade média dos cooperados para 180 sacas de soja e 280 sacas de milho segunda safra por alqueire. Dando suporte ao aumento da produtividade na safra passada a Copacol lançou as sementes Premium.