Portal do Agronegócio

22/10/2020
Integrantes dos Grupos Femininos vestem a camisa da prevenção

Integrantes dos Grupos Femininos vestem a camisa da prevenção
Mais importante que vestir a camisa, é ser consciente, se tocar e prevenir. Esse foi o objetivo da ação dos Grupos Femininos em alusão ao Outubro Rosa. Desde o início do mês elas compartilharam fotos usando roupa rosa, demonstrando conscientização quanto aos cuidados com a saúde, principalmente na prevenção do câncer de mama.

Para reforçar a conscientização das integrantes, a assessoria de cooperativismo realizou um sorteio de uma camiseta da campanha Outubro Rosa Copacol. A ganhadora foi Roseli Olivo, integrante do Grupo Feminino de São José (Nova Aurora).

“Há algum tempo estamos vivendo um momento muito delicado e para reforçar os cuidados que precisamos ter diariamente, desafiamos as mulheres a aproveitar o tempo em casa para continuar cuidando da saúde, não só neste mês, mas todos os dias. O painel de fotografias e o presente vão fazê-las se lembrar sempre dos cuidados de prevenção ao câncer de mama”, explica Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de cooperativismo da Copacol.

CASOS
Estima-se que neste ano 66,2 mil mulheres foram diagnosticadas com a doença, conforme acompanhamento do Inca (Instituto Nacional do Câncer). O câncer de mama é o mais comum em todo o mundo e no Brasil corresponde a 29% dos casos. Ele pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de nódulos, mama avermelhada, alterações no bico do peito e liquido anormal nos mamilos. Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações para reduzir os riscos da doença.