Portal do Agronegócio

25/11/2020
Copacol inspira cooperativa mineira e conquista premiação da OCB

Copacol inspira cooperativa mineira e conquista premiação da OCB
O conhecimento aplicado na bovinocultura de leite entre os cooperados da Copacol compartilhado com a Coopatos (Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas), em Minas Gerais, rendeu o segundo lugar no Prêmio Somos Coop Melhores do Ano, na categoria intercooperação, realizado pela OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

A premiação ocorreu terça-feira (24/11), durante transmissão on-line da OCB, com a participação de cooperativas de todo o Brasil. Foram 595 trabalhos inscritos e destes 18 ficaram entre os finalistas, em seis categorias diferentes.

Após a viagem para conhecer o modelo da Copacol, os cooperados da Coopatos implantaram o Projeto Recriar com o propósito de resolver gargalos, como queda do volume de leite, mortalidade e desnutrição – eles utilizaram o mesmo modelo implantado na UPBN (Unidade de Produção de Bezerras e Novilhas), em Jesuítas: estrutura mantida para a criação destes animais, até atingirem a fase adulta, quando voltam às propriedades dos cooperados.

Aos 62 anos, a Coopatos a possui 2.580 cooperados e 780 colaboradores. A produção anual leiteira é de 50 milhões de litros, que dão origem a diversos outros produtos derivados por meio da industrialização. “É uma honra e uma grande satisfação saber que nosso método implantado entre nossos cooperados inspira outras cooperativas do Brasil. Após uma visita em nossa Cooperativa, a Coopatos pôde utilizar a mesma técnica que aplicamos, aumentando as oportunidades de ganhos entre seus cooperados. O espírito cooperativista é esse: compartilhar experiências em favor do agronegócio”, ressalta o diretor vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais, que acompanhou ano passado a comitiva de cooperados mineiros na visita a Copacol.